Fonte: OpenWeather

    Treinamento


    Profissionais que atuam na vacinação no interior do AM recebem curso

    O público-alvo tem que participar dos três dias para concluir o treinamento

     

    Poderão participar quem está atuando na vacinação, quem foi convocado para começar a atuar no processo, e voluntários
    Poderão participar quem está atuando na vacinação, quem foi convocado para começar a atuar no processo, e voluntários | Foto: Divulgação Secom

    Manaus - Os profissionais da saúde e acadêmicos que atuam na vacinação contra a Covid-19 nos 61 municípios do interior do estado receberam capacitação on-line. O Treinamento Básico de Sala de Vacina relacionado à ação da Campanha de Vacinação da Covid-19 terá carga horária de nove horas e será realizado nesta sexta-feira (26) e nos dias 1º e 2 de março, das 14h às 17h. 

    Os profissionais do interior que poderão participar do treinamento são: enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, estudantes e acadêmicos de enfermagem, de universidades públicas e privadas. Os profissionais da capital do estado serão qualificados pela Prefeitura de Manaus.

    A iniciativa é uma parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Poderão participar quem está atuando na vacinação, quem foi convocado para começar a atuar no processo, e voluntários.

    Segundo o subgerente de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos da FVS-AM, David Oliveira, por meio do treinamento, os participantes serão orientados sobre a maneira correta de realizar o procedimento, dentro das normas, e a utilização dos diferentes Equipamentos Individuais de Proteção (EPIs) exigidos, desde o local de armazenagem dos imunizantes até o momento da vacinação.

    Os participantes serão qualificados, ainda, sobre especificações da vacina como temperatura adequada e manuseio.

    “Para que a vacinação ocorra de maneira correta, é necessário que os profissionais conheçam sobre a vacina, o que pode influenciar a sua eficácia e como identificar a conduta a ser tomada em algum desvio do padrão. Por meio deste treinamento, o profissional de saúde que for atuar na campanha de vacinação ou em sala de vacina estará mais atento às boas práticas em relação à vacinação, à rede de frio e ao sistema de informação”, disse David Oliveira.

    O público-alvo tem que participar dos três dias para concluir o treinamento, que será ministrado pela enfermeira Josy Lira e pela assessora técnica Katheuce Nunes, ambas da Gerência de Imunização de FVS-AM. A qualificação será transmitida, ao vivo, pelo Sistema IPTV da UEA-Telessaúde, pelo aplicativo Mano Web e pelo canal no YouTube tessaudeamazonas.

    “A previsão é de que no mínimo 122 profissionais sejam qualificados. No entanto, este número poderá aumentar, levando em consideração que os coordenadores das salas de vacina em cada município podem usar o treinamento para multiplicar o conteúdo entre os profissionais habilitados para tal atividade, conforme necessidade de serviço”, explicou David Oliveira.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Secretaria de Educação discute ano letivo remoto na rede estadual

    Sistema prisional do Amazonas permanece com visitações suspensas