Fonte: OpenWeather

    ENEM 2021


    Mesmo com orientações, Manaus registra aglomerações durante o Enem

    Participantes esperaram do lado de fora das escolas, mesmo chegando cedo, causando aglomeração em vários pontos de prova

     

    Participantes do Enem aglomeram em frente às escolas para a realização do segundo dia de prova
    Participantes do Enem aglomeram em frente às escolas para a realização do segundo dia de prova | Foto: Bryan Riker/EM TEMPO

    Manaus - Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aglomeram em frente às escolas para a realização do segundo dia de prova. Equipe do Portal EM TEMPO flagrou diversos participantes fora das unidades de ensino após a abertura dos portões, esperando para entrar minutos antes do fechamento.

    Em vários pontos de aplicação das provas, como na avenida Joaquim Nabuco, por volta de 11h10, a equipe de reportagem flagrou diversos participantes aglomerados nas fachadas das escolas em pequenos grupos, indo contra as recomendações sanitárias de distanciamento social devido à pandemia da covid-19. Eles entraram apenas às 11h45, quinze minutos antes do fechamento dos portões.

     

    Participantes aguardavam na entrada da escola para entrar nos últimos, mesmo tendo chego cedo ao local
    Participantes aguardavam na entrada da escola para entrar nos últimos, mesmo tendo chego cedo ao local | Foto: Bryan Riker/ Em Tempo

    Tendo isto como cenário, a estudante Mônica Helen, de 22 anos, se encontrava distante dos grupos. "Eu tenho que me cuidar, cuidar da minha família, dos meus amigos", afirma.

    A participante diz ter ficado um pouco receosa em fazer a prova este ano, por conta do cenário epidemiológico do Amazonas. "Por mim, deveriam ter deixado adiar a prova um pouco mais, lá para o mês de março, quando talvez as coisas estejam melhores", conta. Este ano, caso seja aprovada, deseja cursar Nutrição.

    Em contra partida, a estudante Marceli Queiroz, de 20 anos, estava fazendo a prova pela terceira vez. Ela conta que teve muitas dificuldades para estudar. "Estudei on-line por algum tempo, mas presencial é muito melhor. Ainda fiquei um tempo parada por estar em casa e isso me desanimou, acho que vai afetar o meu desempenho na prova", conta. Ela deseja cursar Contabilidade.

    Comércio inovador

    Ainda no Centro de Manaus, comerciantes aproveitam a data para alavancar as vendas, além de fazer isso de forma diferenciada. A vendedora ambulante Aline Lopes chamou a atenção com a venda de chocolates e doces com embalagens individuais. Devido a pandemia, todos são deixados dispostos para o cliente em sacolas higienizadas. 

     

    Comerciantes inovaram com vendas de acordo com as regras sanitárias
    Comerciantes inovaram com vendas de acordo com as regras sanitárias | Foto: Bryan Riker/ Em Tempo

    "A gente resolveu vender assim por conta da pandemia, por ser mais seguro e pelo Enem, já que eles não podem entrar com sacolas coloridas, só transparentes".

    Ela conta que a decisão veio após ler notícias sobre a pandemia, os cuidados necessários e ouvir relatos do irmão, que também realizará a prova este ano. "Querendo ou não é perigoso para mim e para eles [por conta da pandemia], mas eu preciso ganhar minha renda e eles precisam disso também", reitera. 

    Enem no Amazonas

    As provas do Enem foram remarcadas para o dia 23 e 24 de fevereiro no Estado, após decisão da Justiça Federal devido ao colapso no sistema de saúde e, consequente, a crise do oxigênio no Amazonas no início deste ano.

    Segundo o governador do estado, Wilson Lima, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que se a prova fosse adiada mais uma vez, não poderia ser mais aplicada em 2021.

     

    Governador anunciou pontos facultativos e feriados escolare para a data
    Governador anunciou pontos facultativos e feriados escolare para a data | Foto: Divulgação

    As provas encerram nesta quarta-feira (24) às 17h30. Pelo menos 160 mil candidatos se inscreveram para realizar o Enem em Manaus e mais de 200 mil em todo o Amazonas.

    Leia mais

    Universidades de Manaus aderem ao vestibular em casa durante pandemia

    Enem no AM: governo decreta ponto facultativo nos dias 23 e 24

    Governo anuncia ajustes nas medidas de restrição de circulação no AM