Fonte: OpenWeather

    Imunização


    DSEI Manaus avança com a vacinação entre os indígenas no Amazonas

    A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) já enviou mais de 122 mil itens, como insumos e medicamentos, para reforçar o estoque do DSEI Manaus

     

    A Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) do distrito já visitou todas as aldeias levando consigo os imunobiológicos
    A Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) do distrito já visitou todas as aldeias levando consigo os imunobiológicos | Foto: Divulgação

    Autazes, AM – Diante da Emergência de Saúde Pública que atinge o estado do Amazonas, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Manaus segue uma corrida contra o tempo para vacinar todos os indígenas aptos a receber o imunizante contra a COVID-19 nas 265 aldeias que estão sob sua responsabilidade.  A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) enviou ao DSEI Manaus 33.880 doses do imunizante, já calculadas as duas doses necessárias.

    A Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) do distrito já visitou todas as aldeias levando consigo os imunobiológicos e agora está vasculhando as comunidades em função de alguns indígenas que ainda não receberam o imunizante.

    A vacinação é voluntária e o Ministério da Saúde recomenda que gestantes, puérperas e lactantes e pessoas com doenças reumáticas, imunológicas e oncológicas devem ter avaliação individualizada, e decisão compartilhada entre médico e paciente, para receber o imunizante contra a COVID-19.

     A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) já enviou mais de 122 mil itens, como insumos e medicamentos, para reforçar o estoque do DSEI Manaus. Segundo Januário Carneiro, Coordenador do DSEI Manaus, trata-se de um estoque que vai garantir o atendimento de todas as comunidades indígenas.

    “Nós temos aqui todos os medicamentos e insumos necessários para o tratamento dos indígenas desde aqueles que estão em situação de COVID-19 até aqueles que precisam de outros cuidados”, pontuou.

    Segunda dose da vacina

    No último sábado (13), o DSEI deu início à campanha de vacinação da segunda dose da vacina no Polo Base Makira. Mais de 90 indígenas pegaram seus barcos em meio à chuva e compareceram às aldeias Marika e São Sebastião para se imunizar. A expectativa é de que até ao fim da semana toda a população do Polo esteja 100% imunizada.

     “Estamos fortalecendo o serviço e garantindo a todos os indígenas, de forma qualificada, o imunobiológico, que é a esperança para que possamos sair dessa pandemia”, concluiu Januário. 

    O cacique Azamoa da Cruz Rosa Filho foi um dos indígenas que compareceu para a vacinação e se mostrou confiante com a vacina. “A gente tem certeza que vai combater 100% essa pandemia de Covid-19. Só temos a agradecer a essa equipe da SESAI que tem vindo aqui e prestado serviço de excelente qualidade”.

    *Com informações da assessoria

    Leia Mais:

    Serviço social orienta servidores de Manaus em cuidados com saúde

    Covid-19: Imprensa Oficial realizou mais de 455 mil serviços gráficos

    Seminf avança em 15 frentes de drenagem profunda, diz Marcos Rotta