Fonte: OpenWeather

    Educação


    Ano letivo nas creches inicia na segunda (5) de forma remota

    Ano passado, de acordo com a gerência de creches, a maioria das unidades alcançou 99% de participações e a minoria 90%

     

    O acompanhamento das famílias é realizado por meio do contato telefônico
    O acompanhamento das famílias é realizado por meio do contato telefônico | Foto: Divulgação/Semed

    MANAUS - O ano letivo das creches municipais inicia, de forma remota, na segunda-feira (5), segundo informou a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

    A Semed orienta pais ou responsáveis pelas crianças, com dicas para qualificar as interações familiares. “Orientamos os professores a fazer uma pesquisa com as famílias, para adequar as ações a serem realizadas com a realidade dos pais ou responsáveis. A partir disso, as unidades decidem como organizar os momentos de interação com os familiares”, explicou a gerente de Creches, Wissilene Brandão. 

    A professora Silviane Freitas, da creche municipal Edith Monteiro Porto, considera que esse ponto foi de suma importância para o planejamento das vivências, que são o guia para o trabalho das creches municipais. 

    “Este ano decidimos manter o foco no acolhimento às famílias, para isso, entramos em contato pelo WhatsApp, de forma privada, com cada família para marcar o horário da ligação de vídeo para conversarmos um pouco. Após as ligações, foi divulgado, nos grupos das turmas, o formulário diagnóstico, que tem como objetivo coletar informações sobre os aspectos emocional, financeiro e pedagógico”, disse a professora, que depois da pesquisa, optou por trabalhar com os pais ou responsáveis no turno noturno. 

    Contato

    O acompanhamento das famílias é realizado por meio do contato telefônico das diretoras e professoras com os pais ou responsáveis, que são sempre muito participativos. Ano passado, de acordo com a gerência de creches, a maioria das unidades alcançou 99% de participações e a minoria 90%. 

    Guias

    Por meio dos guias, os professores e gestores de creche dão suporte aos pais ou responsáveis e também às crianças. E estão sempre em contato com as famílias, porque entendem a importância desse suporte. Este ano, para facilitar ainda mais, a Semed vai imprimir o guia, que será entregue aos pais.  A previsão é que recebam o guia impresso até o final de abril. 

    Alunos

    Após definição de novas vagas, por meio de um sorteio eletrônico, este ano, aproximadamente 5,6 mil crianças de 1, 2 e 3 anos de idade serão atendidas pelas creches da rede municipal de ensino. Famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade tiveram prioridade na hora da inscrição. 

    A lista completa com os contemplados está disponível no site.

    Leia Mais

    Alunos da educação infantil recebem material de apoio em Manaus

    Atenção! Sorteio de vagas nas creches em Manaus será nesta terça (30)

    Semed avalia construir creche para crianças do Mauazinho em Manaus