Fonte: OpenWeather

    Amazonas


    Governador Wilson Lima vistoria obras da primeira unidade do Cetam

    Escola vai funcionar em três turnos e oferecer 4,5 mil vagas em cursos de qualificação profissional, por semestre

     

    Governador Wilson Lima vistoria obras da primeira unidade do Cetam na zona norte
    Governador Wilson Lima vistoria obras da primeira unidade do Cetam na zona norte | Foto: Diego Peres/Secom

    Manaus (AM) - O governador Wilson Lima vistoriou, nesta quinta-feira (29/04), as obras da primeira escola de educação profissional da zona norte de Manaus.

    A nova unidade própria do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) tem previsão de entrega para julho deste ano e está localizada na avenida Tenente Roxana Bonessi, conjunto Galileia, bairro Cidade Nova, zona norte da capital.

    Esta será a quarta unidade do Cetam somente em Manaus. A escola do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas do Conjunto Galileia é mais uma oportunidade para que as pessoas se profissionalizem e sejam inseridas no mercado de trabalho, destacou o governador.

    “Essa daqui vai ser uma escola com cursos gratuitos para a população dessa região. A capacidade é para a oferta de 70 cursos. Aproximadamente, 4,5 mil alunos serão atendidos a cada seis meses. Temos uma biblioteca que vai ser também disponibilizada para a comunidade, e é uma grande conquista para as pessoas dessa região da cidade, visando a geração de empregos e oportunidade de renda para as pessoas”, disse o governador.

    O Cetam do Conjunto Galileia ofertará cursos técnicos e de qualificação profissional nos três turnos: manhã, tarde e noite. Wilson Lima destacou que o avanço das obras foi possível com a desaceleração dos casos de Covid-19 e a retomada das atividades econômicas não essenciais.

    Wilson Lima vistoriou as instalações acompanhado pelo diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto, e pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), Carlos Henrique Lima.

     

    O local também terá uma cozinha grande, área de convivência, sala de arquivo, almoxarifado e amplo estacionamento coberto.
    O local também terá uma cozinha grande, área de convivência, sala de arquivo, almoxarifado e amplo estacionamento coberto. | Foto: Diego Peres/Secom

    Detalhes da obra

    A nova unidade em construção está sendo instalada em um terreno de 11.207,11 m² e terá dois pavimentos, com o total de 3.555 m² de área construída.

    O Cetam do Conjunto Galileia terá seis salas de aula e 11 laboratórios voltados para oficinas de artesanato e de imagem pessoal, aulas de culinária, cursos de corte e costura, esmalteria, corte de cabelo, além de aulas de informática.

    Contará, ainda, com biblioteca e um elevador para atender pessoas com deficiência (PcD) e será dotado de salas onde vão funcionar, por exemplo, o Centro de Processamento de Dados (CPD) e espaço de reunião para professores.

    O local também terá uma cozinha grande, área de convivência, sala de arquivo, almoxarifado e amplo estacionamento coberto.

    Em Manaus, também são unidades do Cetam o Instituto Benjamin Constant (IBC), no Centro, e as escolas de formação profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra e Padre Estelio Dalison, respectivamente localizadas nos bairros Colônia Oliveira Machado e São Jorge.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Etapa B do residencial Manauara chega a 95% de execução em Manaus

    Em Manaus, Rio Negro pode atingir cota de inundação severa em 3 dias

    Radiocomunicação reforça segurança no Amazonas