Fonte: OpenWeather

    No sul do Amazonas


    Trabalhadores são resgatados de condições análogas à escravidão no AM

    Segundo a Polícia Federal, os trabalhadores estavam sem receber salários, sem água potável para consumo e com escassa comida no local

     

    | Foto: Divulgação/Polícia Federal

    A Amazônia concentra a maior parte de casos de trabalho escravo no Brasil. Segundo o último cadastro de empregadores que utilizaram mão-de-obra escrava divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 66% dos flagrantes do crime ocorreram em estados pertencentes à Amazônia Legal, região que abrange Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

    Neste fim de semana mais um novo caso deste tipo de crime foi flagrado no Amazonas. Doze trabalhadores foram resgatados no interior do estado em situação análoga à escravidão. O resgate foi feito por agentes da Polícia Federal por meio da Operação Áurea, em um local de mata fechada às margens do Rio Guariba, no extremo sul do Amazonas.

    Durante a operação, realizada em conjunto com a Polícia Militar da região, os policiais federais flagraram os trabalhadores vivendo de forma degradante, exercendo suas funções em condições análogas à de escravidão, sem receber salários, sem água potável e com escassa comida no local. Um coordenador foi preso em flagrante delito, tendo sua prisão mantida pela Justiça.

     

    Trabalhadores estavam próximos das margens do rio Guariba, no extremo sul do Amazonas
    Trabalhadores estavam próximos das margens do rio Guariba, no extremo sul do Amazonas | Foto: Divulgação/Polícia Federal

    O Ministério Público do Trabalho e a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (DETRAE/SIT) foram acionados e estão tomando as medidas cabíveis em relação aos trabalhadores.

    De acordo com a PF as investigações continuam em inquérito policial já instaurado para apurar possíveis envolvidos nas práticas criminosas de redução a condição análoga à de escravo e usurpação de terras públicas. As penas dos crimes, somadas, podem ultrapassar 10 anos de prisão.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais

    Fiscais resgatam 942 pessoas em situação análoga à escravidão em 2020

    Família sob suspeita de tráfico humano realiza teste para a Covid-19

    Operação resgata cerca de 110 pessoas em situação de escravidão