Fonte: OpenWeather

    Educação


    Escolas retomam aulas semipresenciais no interior do Amazonas

    Wilson Lima afirmou que as escolas estão preparadas e enquadradas em todos os protocolos de segurança

     

    Lima afirmou que as escolas estão preparadas para receber os alunos
    Lima afirmou que as escolas estão preparadas para receber os alunos | Foto: Tácio Melo/Secom

    MANAUS - Com a curva do contágio da Covid-19 em tendência de queda, no Amazonas, o Governo do Estado segue promovendo, periodicamente, flexibilizações nas medidas restritivas em vigor em todo o território estadual. 

    Nesta sexta-feira (14), Wilson Lima anunciou o retorno das aulas semipresenciais da rede estadual, nos municípios do interior do Amazonas, a partir da próxima quarta-feira (19). Além disso, o governador informou a ampliação no horário de funcionamento dos shoppings e restaurantes aos domingos e a abertura de parques infantis. O novo decreto tem validade de 15 dias. 

    De acordo com o chefe do executivo estadual, as escolas estão preparadas e enquadradas em todos os protocolos de segurança, com a disponibilização de álcool em gel e sabonetes, por exemplo, nos espaços comuns das unidades.

    "

    Além de estarmos com as estruturas preparadas, um estudo da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) indicou que as escolas são locais seguras, em relação à proliferação do novo coronavírus. Não foram registrados nenhuma transmissão da Covid-19 entre alunos, e o índice de transmissão entre os professores foi muito baixo "

    explicou, Wilson Lima

     

    Lima também destacou que a volta às aulas é importante para proporcionar segurança alimentar de muitos alunos que dependem da merenda escolar, além de evitar os prejuízos sociais ocasionados pela falta de aula. O governador também afirmou que a vacinação dos professores iniciará, a partir da próxima segunda-feira (17).

    Outras mudanças

    Entre as demais alterações nas medidas restritivas estão:

    1º) O horário de funcionamento dos shoppings centers passará a funcionar das 9h às 22h, de segunda a sábado, e das 11h às 21h, aos domingos. 

    2º) Restaurantes, lanchonetes e bares categorizados como restaurantes, poderão funcionar, aos domingos, das 7h às 22h. O funcionamento durante a semana, seguem sendo permitido até às 23h.

    3º) Parques infantis estão autorizados a funcionar, sendo vedado o uso de túneis, piscina de bolinha. Entretanto, brinquedos de uso coletivos seguem proibidos.

    4º) Espaços de visitação, como o Teatro Amazonas, estão liberados ao público, mas somente agendamento prévio;

    Leia mais

    PcDs recebem vacina contra Covid-19 neste sábado (15), em Manaus

    Amazonas recebe maior lote de vacinas contra Covid-19

    Itacoatiara chega a 13 dias sem registrar mortes por Covid-19