Fonte: OpenWeather

    Vacinação


    Manaus inicia vacinação dos trabalhadores da educação

    Prefeitura também espera que os 'faltosos" da segunda dose compareçam aos postos

    O “Imuniza Manaus” já possui uma média de 25 mil trabalhadores da educação cadastrados no sistema | Foto: Divulgação

     MANAUS - A vacinação contra a Covid -19 para os trabalhadores da educação teve início nesta quarta-feira (19) e vai contemplar as redes municipal, estadual e federal do ensino básico e superior.

    Serão sete pontos de imunização montados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atendendo um cronograma que inicia com profissionais da rede municipal de ensino.  

    Início da vacinação

     

    Secretária Municipal de Saúde, Shádia Fraxe, fez apelo para que "faltosos" da vacinação tomem a segunda dose do imunizante.
    Secretária Municipal de Saúde, Shádia Fraxe, fez apelo para que "faltosos" da vacinação tomem a segunda dose do imunizante. | Foto: Carlos Araújo

    De acordo com a titular da pasta, Shádia Fraxe, neste primeiro momento, os professores recebem doses da AstraZeneca e devem retornar para a segunda dose, após doze semanas.

    “Mas vale lembrar, também, que pelo estudo ‘CovacManaus’ uma parte dos trabalhadores da educação, dos professores já foram imunizados. Uma média de cinco a seis mil professores”, disse.

    Ainda de acordo com a Secretária, os trabalhadores da área da educação que possuem alguma comorbidades, já foram imunizados.

      “Isso pelo processo natural das priorizações do plano nacional (de imunizações). Agora, os trabalhadores são um grupo prioritário de extrema importância. Eles precisam voltar ao trabalho, acolher todas as crianças na escola e, para isso, é necessário que o seu retorno seja seguro. Uma decisão louvável da juíza Dra. Jaiza Fraxe, aceitando o pedido do Prefeito David Almeida, se sensibilizando com essa classe”, explica.  

    O “Imuniza Manaus” já possui uma média de 25 mil trabalhadores da educação cadastrados no sistema.

    Professores e demais servidores que atuam no ensino básico (creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante e de jovens e adultos) serão os atendidos nesta primeira etapa e no ensino superior. A ordem na vacinação segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra o novo coronavírus.

     

    Vacinação dos professores
    Vacinação dos professores | Foto: Brayan Riker


    Faltosos da segunda dose

    Shádia Fraxe aproveitou para lembrar que aqueles que foram imunizados, tomando a primeira dose da vacina contra a Covid 19 e que não compareceram no prazo para receber a segunda, devem comparecer aos postos de vacinação.

    “Vamos deixar aqui um apelo para que as pessoas venham fazer a sua segunda dose. Elas não estão imunes se não fizer o esquema vacinal completo. Peço a todos aqui que venham fazer a segunda dose e confiram o seu cartão de vacinação”, disse.

    Por outro lado, a Prefeitura de Manaus tem se esforçado para localizar os ‘faltosos’ da segunda etapa da vacina.

    “Nós começamos uma busca ativa através de telefonemas, de busca pelo CPF e por da mídia conscientizando que é de fundamental importância tomar a segunda dose”, explica.

    Vacina ganha na Justiça

    Para conseguir a imunização destes profissionais, o Prefeito David Almeida recorreu à Justiça, por meio da Procuradoria Geral do Município, no intuito de conseguir autorização para vacinar estes profissionais, o que inclui professores e todos que trabalham nas escolas.

    “Nossa administração vem procurando os meios que assegurem a rápida imunização dos trabalhadores de educação”, disse o Prefeito David Almeida

    Cronograma

    A imunização, que teve início nesta quarta-feira (19), atende os trabalhadores de ensino básico da rede municipal e federal. Nesta quinta-feira até sábado (dias 20, 21 e 22), com os que atuam no ensino básico da rede estadual, também serão atendidos.

    No dia 24, próxima segunda-feira, será a vez dos trabalhadores de ensino básico da rede particular e na terça-feira, 25, os de ensino superior estadual, federal e particular.

     Local de imunização

    Para verificar onde se imunizar, os trabalhadores podem consultar o “Imuniza Manaus”, caso tenha cadastro, pelo endereço eletrônico: https://imuniza.manaus.am.gov.br/. Na falta do cadastramento, basta acessar o site e escolher a opção “cadastro de cidadão”, em seguida “trabalhador de educação”. Mesmo assim, o cadastramento não é obrigatório, mas serve para agendar e verificar o dia e a hora da vacina. Também é possível comparecer, diretamente, aos locais de vacinação, no horário de 9h às 16h:

    Zona Norte

    Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

    Rua Gandu, 119, Cidade Nova

    Supermercado Coema

    Avenida Torquato Tapajós, 5.890, Novo Israel

    Zona Sul e Centro-Sul

    Centro Cultural dos Povos da Amazônia

    Avenida Silves, 2.222, Crespo

    Universidade Paulista (Unip)

    Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro


    Zona Leste

    Clube do Trabalhador do Sesi-AM

    Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1

    Zona Oeste

    Balneário do Sesc – AM

    Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto

    Centro de Convenções de Manaus (sambódromo)

    Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste.

    Acompanhe a live com a Secretária Municipal de Saúde, Shádia Fraxe: 

    Leia mais: 

    Serafim diz que vacinação de prioritários termina em junho no AM

    Deputada comemora vacinação dos profissionais da educação

    Professores do interior do Amazonas recebem vacina contra Covid-19