Fonte: OpenWeather

    Pandemia


    Manaus sedia encontro para discutir a destinação do lixo

    O encontro é gratuito e será transmitido online pelo instagram @manaus_lixozero

    No primeiro dia do evento, na terça-feira (25), a partir das 18h, o tema central do debate serão as Políticas Públicas | Foto: Divulgação

    MANAUS - De terça-feira (25) a quinta-feira (27) será realizado em Manaus o “3º Encontro Municipal Lixo Zero”. O evento, que no ano passado ganhou do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) o prêmio de melhor iniciativa do segmento, no país, vai reunir representantes do poder público, Organizações Não Governamentais (ONGs), cooperativas de reciclagem, empresas, entre outros, para discutir a destinação do lixo na cidade. O evento procura, também, divulgar as boas práticas adotadas e identificar pontos de melhorias.

    O encontro é gratuito e será transmitido online pelo instagram @manaus_lixozero. De acordo com o embaixador do Instituto Lixo Zero em Manaus e diretor da Damata Consultoria, o biólogo Daniel Santos, esta terceira edição do evento vai apresentar uma série de iniciativas que contribuem com o meio ambiente. “Nossa intenção é que os participantes, através dos bons exemplos já praticados na cidade, sintam-se motivados a iniciar uma mudança na maneira como tratam os resíduos gerados”, afirmou.

    Programação

    No primeiro dia do evento, na terça-feira (25), a partir das 18h, o tema central do debate serão as Políticas Públicas. A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) apresentará as ações do órgão para a gestão dos resíduos sólidos em Manaus. Em seguida, o vereador Fransuá Matos, um dos propositores da Lei das Sacolas Plásticas, que proíbe a distribuição desse tipo de produto nos supermercados e comércios, fala sobre o assunto. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) também participará, explicando sobre a exigência do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) no processo de licenciamento.

    No mesmo dia, a partir das 19h30, o assunto em debate será Redução e Reuso. Participarão dessa rodada, a artista plástica Eliana Chaves, que desenvolve oficinas de reciclagem com garrafas pets, a responsável pelo projeto Marcenaria Sustentável, Fabiane Azevedo, e o coordenador do projeto Morada Verde, de reaproveitamento de paletes, Guido Borges.

    Na quarta-feira (18) a programação inicia às 18h e as discussões serão sobre Educação e Conscientização. Participam do debate a coordenadora pedagógica do projeto Ocas do Conhecimento, Erica Amorim. Ela vai falar sobre o ensino da educação ambiental e coleta seletiva nas escolas municipais. Também participam os representantes do projeto Garis da Alegria, que realiza um trabalho de conscientização do descarte correto dos resíduos, através da música, e a professora do curso Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Débora Clivati. Ela comentará sobre a experiência de disseminação sobre gestão dos resíduos pelos alunos em estágio.

    Às 19h30, o Encontro Lixo Zero colocará em pauta o tema Reciclagem, com apresentação do diretor do projeto Descarte Correto, Alessandro Dineli, da presidente da Associação de Catadores de Recicláveis (ACR), Irineide Lima, e do responsável pelo Programa Ciência na Escola (PCE), Mauro Estravate.

    Encerrando a programação, na quinta-feira (27), às 18h, o primeiro tema será Compostagem, com Emanoel Leite, do projeto Terra Preta, Tiago Ayub, da Chácara Way, e Marcos Alho, professor de Biologia da rede pública do estado. Às 19h30, o assunto será Tendências e Estilo de Vida. Os convidados serão Thiago Andrade, coordenador da ação Drive-thru Ambiental, Íris Revilla, proprietária do restaurante Livre Leve Gastronomia Funcional, e Fabiane Aguiar, da empresa Ecoar.

    *Com informações da assessoria

    Leia Mais

    Ambulantes limpam sujeira deixada por banhistas na Ponte Rio Negro