Fonte: OpenWeather

    Cuidados na praia


    Cheia do AM: autoridades pedem cuidado de banhistas na Ponta Negra

    As crianças, especialmente as menores de 8 anos, devem ficar aos cuidados e com atenção redobrada de pais e responsáveis

     

    O acesso a praia está permitido em dias úteis da semana, de segunda a sexta-feira, de 6h às 17h
    O acesso a praia está permitido em dias úteis da semana, de segunda a sexta-feira, de 6h às 17h | Foto: Divulgação Semcom

    Manaus - A cheia no Rio Negro alcançou a marca de 29,97 metros nesta segunda-feira (31). Apesar da instabilidade, esta já é a segunda maior cheia em 110 anos. A previsão é de que nos próximos dias o volume das águas supere a cheia de 2012. 

    Uma parte da praia do complexo turístico Ponta Negra está encoberta pelas águas escuras, deixando o ambiente ainda mais bonito para contemplação da cheia, porém o cuidado deve ser redobrado. 

    O acesso a praia está permitido em dias úteis da semana, de segunda a sexta-feira, de 6h às 17h. A área de praia está reduzida e os frequentadores devem respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros, mantendo sua segurança.

      Apesar do rio cheio, a praia perene está nivelada. Os salva-vidas estão na praia para prevenção e possível necessidade de resgate nas águas.  


    A praia perene, que tem 4,8 mil metros quadrados, foi entregue durante a obra de requalificação da primeira etapa da Ponta Negra, no ano de 2012.

    "

    Nossa principal orientação é para que os banhistas procurem as áreas conhecidas e demarcadas, previamente supervisionadas pelos salva-vidas. E usar de bom senso e agir com prudência. Há pessoas que não têm tanta habilidade em nadar ou tanta afinidade com a água, e não devem negligenciar a própria segurança, nadando para longe. Pode acontecer de se desgastarem fisicamente ou sentirem uma câimbra, entrar em pânico e iniciar um processo de afogamento "

    Leandro Nunes, Sargento do Corpo de Bombeiros

     

    Outro conselho é evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica, que altera o comportamento e pode levar a uma situação de risco. As crianças, especialmente as menores de 8 anos, devem ficar aos cuidados e com atenção redobrada de pais e responsáveis.

    A praia segue interditada nos finais de semana, feriados e pontos facultativos, e agentes de segurança, como os da Guarda Municipal e Polícia Militar, estão atuando para retirada de quem insiste em desrespeitar o uso correto no balneário. O parque é gerenciado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

      A Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio.  

    Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Corpo de criança desaparecida em acidente de lancha é encontrado

    Pista de Skate da Ponta Negra é liberada com normas de uso; veja