Fonte: OpenWeather

    Recuperação


    Torquato Tapajós tem trânsito alterado para obras em rede de drenagem

    A nova manutenção, realizada de maneira emergencial, dá segmento ao trabalho realizado em março

     

    David Almeida e Marcos Rotta acompanharam o inicio do trabalho
    David Almeida e Marcos Rotta acompanharam o inicio do trabalho | Foto: Divulgação

    Manaus - A Prefeitura de Manaus iniciou, na noite desta segunda-feira (14), a recuperação de uma rede de drenagem em um trecho da avenida Torquato Tapajós, em frente a um supermercado, na zona Centro-Oeste, no sentido bairro/Centro. O início do trabalho foi acompanhado pelo prefeito David Almeida e pelo vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta.

    "Nós estávamos esperando o verão, mas como a pista já apresentou problemas nós iniciamos a intervenção imediata. É mais uma obra de extrema importância para a nossa cidade e que será realizada de maneira definitiva e não com medidas paliativas, como eram feitas no passado. Assim como foi feito do outro lado da via, teremos uma intervenção de qualidade aqui, com homens trabalhando diuturnamente, para que a Torquato Tapajós seja entregue em quatro ou cinco dias se não chover", afirmou David Almeida.

    A nova manutenção, realizada de maneira emergencial, dá segmento ao trabalho realizado em março, quando foi recuperado todo o trecho no sentido Centro-bairro, após o rompimento de uma antiga rede.

    "Desde que concluímos as obras no sentido oposto da avenida Torquato Tapajós, passamos a monitorar o outro lado da pista, pois sabíamos que poderia apresentar problemas. Essa é uma obra que estava no radar da Seminf e hoje pela manhã um engenheiro nosso passou pelo local, percebeu que havia um pequeno afundamento na pista. Fizemos uma escavação e percebemos que existe fuga de material. A orientação do prefeito foi que esperássemos anoitecer por conta do trânsito e assim, pudéssemos dar início às obras emergenciais de reparo no local de mais esta drenagem antiga de Manaus", explicou Rotta.

     

    A intervenção vai implantar a nova rede com 15 metros de extensão
    A intervenção vai implantar a nova rede com 15 metros de extensão | Foto: Divulgação

    De acordo com ele, as chuvas também contribuíram para que a tubulação antiga, implantada há vários anos com uma tecnologia defasada em tubo armco, rompesse, causando o afundamento da pista.

    A intervenção vai implantar a nova rede com 15 metros de extensão, toda em aduelas de concreto formando uma galeria moderna para dar a vazão correta das águas pluviais, e por último recompactar o trecho com a aplicação de massa asfáltica.

    "As equipes começam a trabalhar agora, vão virar a madrugada para que no menor espaço de tempo possível a gente possa liberar para o fluxo normal de veículos uma das principais vias da cidade. É uma obra que precisa ser feita, que era para ter sido feita no passado e não foi, e é mais um desafio que o prefeito David, Seminf e o instituto de trânsito vamos trabalhar para resolver no menor espaço de tempo possível", disse o vice-prefeito.

    Trânsito


    O trânsito de veículos na avenida Torquato Tapajós vai estar liberado somente para veículos pesados e para os ônibus do sistema de transporte urbano, que serão desviados para o contrafluxo no trecho entre a alameda Paulo Jacob e o complexo viário do Santos Dumont. Os demais veículos serão desviados para a avenida desembargador Paulo Jacob, rotatória do conjunto Hiléia, depois para a avenida comandante Norberto Von Gal, alameda Santos Dumont, seguindo o itinerário pela Torquato Tapajós.

    Uma equipe de 15 agentes de trânsito e fiscais de transportes vai estar presente por turno, para monitorar e orientar os motoristas que circulam no local. A orientação da prefeitura é que os condutores busquem outras rotas de acesso, para seguirem em direção ao Centro e adjacências.

    *Com informações da assessoria 

    Leia mais 

    Chuva causa alerta sobre problemas na Torquato Tapajós

    Prefeitura atua na recuperação de pontos de drenagem em ruas de Manaus

    Trecho da avenida Torquato Tapajós é interditada para obras