Fonte: OpenWeather

    Celebrações


    Festejo de São Pedro é comemorado sábado (26) na comunidade Saracá

    A celebração acontece dia 26 de junho, a partir das 10h, saindo do porto do São Raimundo

     

    | Foto: Divulgação

    A comunidade Saracá, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, realizará a tradicional celebração em homenagem ao Dia de São Pedro, no próximo sábado, dia 26 de junho, considerado padroeiro dos pescadores. O evento contará com romaria fluvial, missa, arraial, venda de artesanato, competição de canoagem e outras atividades, que serão promovidas seguindo os protocolos de segurança contra Covid-19.

    A celebração começa com a inauguração de uma hospedagem no estilo redário, às 10h, que vai disponibilizar espaço para 20 novas redes, para atender visitantes na comunidade. A partir das 14h, acontece uma competição de canoagem com a participação de pescadores e turistas.

    Como a festa religiosa é o ponto alto, às 16h, tem início a romaria fluvial, seguida pela missa em devoção a São Pedro, às 17h. Às 18h, começa o tradicional arraial, com leilão, bingo, apresentação das rainhas, venda de artesanato local e música ao vivo.  

     

    | Foto: Divulgação

    A organizadora e moradora da comunidade Saracá, Pedrina Brito, conta que a festa de São Pedro é uma tradição em comunidades ribeirinhas, unindo fé, celebração e gratidão. “O festejo é uma forma de agradecimento dos pescadores a seu padroeiro. Aqui já acontece há aproximadamente 12 anos e é um momento de lazer e descontração nas comunidades, onde podemos nos reunir e festejar, mas também fortalecer nossa fé. Esse é um ano especial, de muita gratidão, já que todos os pescadores conseguiram ter ganhos com a pesca”, afirma.

    A celebração em homenagem ao santo também é aberta para pessoas de fora da comunidade, que desejam participar da tradição. Além do festejo, quem for para comunidade poderá conhecer o artesanato local, o turismo de base, conversar com os pescadores e tomar banho de rio. Como opção de hospedagem, há os redários tradicionais da comunidade. Para chegar até o local, o transporte é feito através de embarcações que saem do Porto do São Raimundo, em Manaus.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais

    Paróquia Sagrado Coração de Jesus moderniza para festejar padroeiro

    “São José protegei os trabalhadores!” será tema de festejos do santo
    Santos juninos são lembrados por fiéis e marcam comemorações em casa