Fonte: OpenWeather

    Direitos dos cidadãos


    Direitos de pessoas autistas recebe campanha em Manaus

    O objetivo é massificar a informação sobre os direitos destas pessoas a passe livre para uso no transporte público, assim como a emissão de credencial para estacionamento.

     

    Outro tema abordado pelo diretor-presidente foi a emissão do passe livre para o transporte.
    Outro tema abordado pelo diretor-presidente foi a emissão do passe livre para o transporte. | Foto: Marinho Ramos / Semcom

    Manaus (AM) - A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), lançou nesta quinta-feira, 24/6, campanha de divulgação voltada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é massificar a informação sobre os direitos destas pessoas a passe livre para uso no transporte público, assim como a emissão de credencial para estacionamento.

    Participaram do lançamento, além do diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, a vereadora Thaysa Lippy e o diretor do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy, Alexandre Gald.

    O diretor-presidente do IMMU frisou a importância da população conhecer seus direitos.

    "

    O prefeito de Manaus, David Almeida, nos determinou que a administração divulgue todos os serviços feitos pela prefeitura para que as pessoas tenham consciência de tudo que têm direito. Dentro deste cenário, estamos divulgando o direito dos autistas de estacionar nas vagas de pessoas com deficiência. São vagas regulamentadas pela legislação de trânsito "

    Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do IMMU

     

     

    O objetivo é massificar a informação sobre os direitos destas pessoas a passe livre para uso no transporte público, assim como a emissão de credencial para estacionamento.
    O objetivo é massificar a informação sobre os direitos destas pessoas a passe livre para uso no transporte público, assim como a emissão de credencial para estacionamento. | Foto: Marinho Ramos / Semcom

    Outro tema abordado pelo diretor-presidente foi a emissão do passe livre para o transporte.

    "

    A pessoa com autismo também tem direito a usar o transporte público sem pagamento da tarifa "

    Paulo Martins, diretor-presidente do IMMU

     

    A vereadora Thaysa Lippy afirmou que a campanha é essencial para a população.

    A parlamentar é autora de projeto que dispõe sobre política pública municipal para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares na cidade de Manaus.

    "

    As pessoas devem fazer uso dos direitos que têm, por isto esta campanha é muito importante. Eu me aproximei deste tema durante a campanha eleitoral, quando conversei com um grupo de mães de autistas que relataram algumas dificuldades e eu vi a necessidade de ter representantes lutando por esta causa "

    Thaysa Lippy, vereadora

     

     

    Para emitir o cartão Passa Fácil - que dá direito ao passe livre - ou credencial para estacionamento, deve-se fazer agendamento pelo link https://servicosimmu.manaus.am.gov.br.
    Para emitir o cartão Passa Fácil - que dá direito ao passe livre - ou credencial para estacionamento, deve-se fazer agendamento pelo link https://servicosimmu.manaus.am.gov.br. | Foto: Marinho Ramos / Semcom

    Para o diretor do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy, Alexandre Gald, a medida é importante, especialmente, para mães que levam seus filhos para a terapia.

    "

    Esta mãe vai saber que terá uma vaga próxima ao local onde seu filho será atendido. É uma satisfação estar aqui representando e poder dizer da gratidão que temos pela prefeitura por este olhar sensível "

    Alexandre Gal, diretor do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy

     

    Para emitir o cartão Passa Fácil - que dá direito ao passe livre - ou credencial para estacionamento, deve-se fazer agendamento pelo link https://servicosimmu.manaus.am.gov.br.

    No caso de credencial  para estacionamento - além do documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência –, é preciso apresentar laudo médico.

    Quanto à emissão do Passa Fácil, é necessário RG e CPF (original e cópia) Certidão de Nascimento (cópia - quando se tratar de criança) e formulário Padrão de concessão do Cartão Passa Fácil expedido pelo IMMU, devidamente preenchido e assinado por médico especialista.

    Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo telefone 98855-1654.

    *Em Tempo com informações da assessoria

    Leia mais:

    Amazonas emite a Carteira de Identificação do Autista

    Família entra na Justiça contra Unimed para tratar filha autista

    Amazonas inicia cadastro para carteira de identificação de autistas