Fonte: OpenWeather

    Imunização


    Amazonas recebe 106 mil doses de vacina, incluindo lote da Janssen

    A vacina da fabricante Johnson & Johnson, de dose única, é a novidade desta remessa

     

    O avião com os imunizantes aterrissou por volta de 15h em Manaus
    O avião com os imunizantes aterrissou por volta de 15h em Manaus | Foto: Secom

    Amazonas - O Amazonas recebeu 106 mil doses de vacinas contra a Covid-19, na tarde desta quinta-feira (24). Foram enviadas doses de três imunizantes: CoronaVac (52.000), Pfizer (32.760) e Janssen (21.850), esta última entregue pela primeira vez ao Amazonas.

      Os imunizantes enviados fazem parte das 37ª, 38ª e 39ª pautas de distribuição, elaboradas pelo Ministério da Saúde (MS), através do Plano Nacional de Imunização (PNI). A vacina Janssen, da fabricante Johnson & Johnson, é a novidade desta remessa.  

    A diferença deste imunizante para os demais está na dose única, como explica a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Adriana Elias. 

    "

    Essas vacinas serão destinadas aos públicos dos grupos prioritários, com exceção de grávidas e puérperas nesse momento. Vale destacar que é uma vacina que a única diferenciação das demais já utilizadas na campanha é a dose única. Segue o mesmo mecanismo de administração e conservação das vacinas AstraZeneca e CoronaVac "

    ,

     


    As vacinas foram transportadas no voo LA 3182, da companhia aérea LATAM. O avião com os imunizantes aterrissou por volta de 15h em Manaus. Após o desembarque, as doses da CoronaVac e da Janssen foram direcionadas à sede da FVS-AM, já as doses da Pfizer foram encaminhadas para a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), ambos os transportes escoltados pela Polícia Federal.  

    Vacina Amazonas 

    Os mutirões realizados pelo Governo do Amazonas e prefeituras já vacinaram 141 mil pessoas em Manaus com a primeira dose - durante “viradão” de 34 horas, que movimentou a cidade nos dias 12 e 13 de junho -, e outras 8.240 mil em Novo Airão e Manacapuru, em ação no último sábado (19). 

    No próximo sábado (26), será a vez de Parintins. Serão 15 mil doses disponibilizadas para vacinar pessoas da faixa etária de 23 a 29 anos de idade.

    *Com informações da assessoria 

    Leia Mais

    Parintins recebe 15 mil doses de vacina para mutirão neste sábado (26)

    Centro Vasco Vasques vai funcionar como ponto de vacinação

    Vacina da Pfizer será aplicada em jovens de 25 a 29 anos em Parintins