Fonte: OpenWeather

    Organizações sociais


    Idam capacita agentes em associativismo e cooperativismo

    Evento contou com a participação de 55 extensionistas de 30 municípios do estado

     

    Instituto criou um grupo para formar agentes de desenvolvimento em organizações sociais
    Instituto criou um grupo para formar agentes de desenvolvimento em organizações sociais | Foto: Kevyn Sousa/Idam


    Com o objetivo de apoiar a estruturação de organizações sociais em todos os municípios do Amazonas, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) realizou, nesta segunda-feira (28), a capacitação de agentes de desenvolvimento em associativismo e cooperativismo. O evento contou com a participação de 55 extensionistas do Idam, de 30 municípios do estado. 

    De acordo com a gerente de Apoio à Organização de Produtores Rurais do Idam, Joyce Magalhães, o Instituto criou um grupo para formar agentes de desenvolvimento em organizações sociais. “O intuito é ampliar os conhecimentos do corpo técnico do Idam voltado para o associativismo e o cooperativismo, contribuindo para uma assistência técnica direcionada às organizações sociais”, disse. 

      A capacitação será dividida em quatro módulos. No primeiro módulo, os participantes receberam informações sobre procedimentos para emissão de documentos como o Cartão do Produtor Primário (CPP) e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), assim como orientações sobre a organização de produtores em cooperativas e associações e gestão administrativa.  


    Nos próximos módulos serão repassadas informações sobre nota fiscal eletrônica; gestão estratégica de cooperativas e associações; associativismo e cooperativismo na Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas (Catrapoa) e Núcleo de Orientações Previdenciárias.

    Articulações 

    Segundo a assistente social do Idam, Kelly Borges, o agente de desenvolvimento é quem realiza as articulações das ações públicas.

    "

    O agente é importante no aumento e na estruturação das cooperativas e associações, principalmente, na questão da manutenção. Ele contribui, fomenta e fortalece essas organizações "

    ,

     


    Segundo o gerente de Capacitação e Metodologia de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, Pedro Chaves, essa capacitação será a primeira na modalidade híbrida (on-line e presencial) e de forma continuada, visando à qualificação dos extensionistas sociais e rurais em temáticas ligadas ao desenvolvimento econômico e social, com foco em políticas de fortalecimento das organizações de produtores em todo o Amazonas.


    * Com informações de assessoria


    Leia Mais:

    Idam pretende implementar lavoura de banana irrigada no interior do AM

    Em Rio Preto da Eva, produção de laranja tem queda de 66%

    Cestas, livros e cartões do Auxílio Enchente são entregues em Maués