Fonte: OpenWeather

    Direitos dos cidadãos


    Estudantes tiram a 1ª via do RG durante ação em Parintins

    A atividade viabiliza a documentação básica a esses alunos que estão prestes a ingressar no Ensino Superior, por meio do Enem

     

    O intuito é possibilitar aos jovens a inscrição em vestibulares e no Enem
    O intuito é possibilitar aos jovens a inscrição em vestibulares e no Enem | Foto: Divulgação

    Manaus (AM) - Estudante do Ensino Médio regular e do Centro Tecnológico Rural de Parintins, (a 369 quilômetros de Manaus), tiraram a 1ª via de Carteira de Identidade (RG), nesta sexta-feira (9), durante uma ação no município. 

    Além de reforçar a cidadania, a atividade viabiliza a documentação básica a esses alunos que estão prestes a ingressar no Ensino Superior, por meio da inscrição em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

    A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, ressalta a importância de promover ações de cidadania para beneficiar os municípios que possuem unidades dos PACs no interior do Amazonas. O intuito é possibilitar aos jovens a inscrição em vestibulares e no Enem.

    Cidadania

    "

    É direito de todos obter os serviços de cidadania, principalmente ter a nossa identificação registrada em documento. É importante destacar que os serviços dos PACs da capital e do interior, visam de maneira mais acessível possível que a população tenha a emissão de sua documentação. Isso mostra o compromisso social do Governo do Amazonas para com toda a população "

    Mirtes Salles, secretária titular da Sejusc

     

    De acordo com a gerente do PAC de Parintins, Áurea Vieira, os próprios professores incentivam a emissão da documentação para posterior acesso ao Ensino Superior.

    "

    Quando esses alunos saem do terceiro ano, eles perdem o vínculo com a escola e muitos deles não querem mais estudar. Por isso, os professores estão vindo ao PAC com os adolescentes para tirarem a Carteira de Identidade e ao retornarem para a instituição, eles (professores) fazem a inscrição dos alunos para os vestibulares e Enem "

    Áurea Vieira, gerente do PAC de Parintins

     

    PACs

    Ao todo, a Sejusc coordena 13 unidades do PAC, sendo nove na capital e quatro em outros municípios: Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru e Parintins.

    A primeira unidade do PAC foi inaugurada no dia 20 de março de 1998, no bairro São José, na zona leste de Manaus.

    *Com informações da assessoria 

    Leia mais:

    Maués inicia aplicação de 2ª dose contra Covid para pessoas de 18 anos

    Tem 20, 21 ou 22 anos? Chegou a sua hora, vá se vacinar em Manaus

    Otávio Raman Neves deixa legado na comunicação da região Norte