Fonte: OpenWeather

    LANÇAMENTO


    EmCast: podcast do Em Tempo aposta em reportagens sobre o Amazonas

    A nova produção do EM TEMPO busca utilizar o recurso de áudio para trazer reportagens aprofundadas sobre temas que importam aos amazonenses

    O programa já está em seu segundo episódio | Foto: Brayan Riker

    MANAUS - Com adesão crescente de internautas, o estilo 'podcast' vem ganhando espaço e se consolidando como um gerador de informações dos mais diversos segmentos, desde notícias a entretenimento. Pensando nisso, o EM TEMPO decidiu investir na plataforma e lançar o EmCast, programa de reportagens especiais em áudio.

      Com a temática de reportagens em áudio, o EmCast pretende tratar temas relevantes para a região amazônica, envolvendo desde economia até o aspecto cultural. Com duração de até 10 minutos, a produção busca usar a intuição e experiências sensoriais. Os apresentadores são Marcella Fernandes e Waldick Junior.  

    Produtor e apresentador do EmCast, Waldick explica que a ideia do programa nasceu da vontade de querer informar os amazonenses e, ao mesmo tempo, utilizar novas tecnologias no processo. O estilo ainda é pouco conhecido no estado e com o lançamento, pode ser uma oportunidade para que a audiência conheça o formato e incentive a criação de projetos futuros. 

    "

    Com o EmCast, pretendemos explorar temas que são de interesse dos que moram no Amazonas e na região Amazônica. Tratamos de assuntos como desmatamento, desigualdade regional e muito mais "

    Waldick Júnior, Produtor e apresentador do EmCast

     

    A difusão de informação e adequação do conteúdo jornalístico a um novo meio é o principal objetivo do projeto, segundo a também apresentadora e produtora, Marcella Fernandes. Ela conta que o podcast vai vir como uma "aventura" e vai ser mais uma forma de gerar informação sobre a diversidade da Amazônia. 

     

    Podcast vai ao ar toda sexta-feira
    Podcast vai ao ar toda sexta-feira | Foto: Brayan Riker

    "Fica claro que a comunicação se transformou ao longo dos anos e, conforme a tecnologia foi se aprimorando, houve uma migração do rádio para os podcasts. Por meio do áudio, nosso objetivo é trazer temas regionais e pertinentes ao povo amazonense, com assuntos bastante em voga na política e cultura local. É mais uma forma de difundir informações jornalísticas aos ouvintes em um momento em que as fake news acabam tomando conta do senso comum", destaca a apresentadora.

    A diretora da redação, Glaucia Chair, conta que o EM TEMPO está sempre em busca de inovação. Para ela, é necessário que as empresas de informação e mídia proporcionem a oportunidade de entregar notícias de diferentes formas. 

    "

    Os consumidores de conteúdo digital buscam cada vez mais rapidez e qualidade nas informações. Assim, investir em novas maneiras de entregar notícias é essencial para qualquer empresa de mídia. O Em Tempo não poderia ficar de fora dessa tendência, os podcasts "

    Glaucia Chair, Diretora de redação do EM TEMPO

     

    Para Chair, o EmCast é marcado pelo dinamismo e foco na informação. O programa fornece informações sobre a Amazônia de uma forma leve e descontraída, sem que o assunto fique pesado ou cansativo, mesmo tratando temas sérios e relevantes. 

    "Bem editado, o formato conta com uma dinâmica única e muito prazerosa de se ouvir. E mais importante, é feita por jovens muito antenados às tecnologias e à realidade da região", comenta Glaucia.

     

    Em Tempo aposta em novo formato jornalístico
    Em Tempo aposta em novo formato jornalístico | Foto: Brayan Riker

    Lançamento

    O programa já está em seu segundo episódio. O lançamento desta sexta-feira (16) se chama 'Excesso de carbono sufoca a Amazônia' e trata de um novo estudo publicado pela revista Nature. Segundo a pesquisa, partes da floresta amazônica agora produzem mais oxigênio do que podem absorver. Para repercutir o fenômeno, Waldick e Marcella entrevistaram ambientalistas e parlamentares.

    Os episódios são publicados às sextas-feiras, às 10h, e podem ser ouvidos nas principais plataformas de podcasts. Confira o programa AQUI.

    Leia mais: 

    Parceria seleciona candidatos para treinamento de produção de podcasts

    Professor do Amazonas vence prêmio nacional do Spotify de podcasts

    Podcast: 'Dandariando' chega às plataformas digitais nesta quinta (15)