Fonte: OpenWeather

    Calada da noite


    Vice-governador do AM tenta exonerar Bonates do comando da SSP

    Carlos Almeida assumiu o cargo de governador interinamente e tentou exonerar o secretário de segurança e nomear para o lugar dele Mário Aufiero

     

    | Foto: Divulgação

    MANAUS - Na “calada da noite”, o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida (PRTB), tentou exonerar o secretário de Segurança Pública (SSP-AM),  coronel Louismar Bonates, e nomear para o comando da pasta o comissário de polícia Mário Aufiero. A trama foi feita na madrugada desta quinta-feira (22). Almeida assumiu o cargo de governador interinamente por conta de uma viagem de Wilson Lima.

    Conforme informações preliminares, Carlos Almeida usou a senha de um servidor nomeado por ele para a Casa Civil e tentou publicar o documento no Diário Oficial do Estado (DOE), mas sem sucesso. Almeida ainda tentou publicar uma edição extra do diário Oficial, mas conforme o governo não tem validade.

    Aufiero foi diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), pasta responsável pela publicação do DOE, e exonerado no início de 2021.

    Em nota, o Governo do Amazonas informou que o vice-governador e um funcionário comissionado da Casa Civil, de forma ilegal, criaram um documento exonerando secretário de segurança, sem conhecimento do chefe da Casa Civil e do governador. 

    “O documento não chegou a ser publicado, por isso não tem validade e efeito. Mas o ato gravíssimo tem o objetivo de causar instabilidade e danos ao Governo. Diante disso, o servidor será exonerado, teve as senhas de acesso ao sistema de governo canceladas e foi proibido de entrar na Casa Civil. O caso foi encaminhado à polícia, que tomará todas as providências para responsabilizar os envolvidos nesse ato criminoso”, afirma a nota.

    Governador Wilson Lima está Brasília justamente com  Louismar Bonates participando da solenidade de lançamento do Plano de Atuação Integrada de Combate à Incêndios Florestais, do Governo Federal. 

    Leia mais:

    SSP cria comitê após vandalismo na capital e interior do Amazonas

    Sobe para 31 o número de prisões de envolvidos em ataques no AM

    AM anuncia concurso público com 2. 525 vagas para segurança pública