Fonte: OpenWeather

    Arte urbana


    Grafites destacam-se na paisagem urbana de Novo Airão

    Conhecido pelas belezas naturais, o município também tem grafites que retratam as paisagens naturais do Amazonas.

    Inspirados na história local, os grafiteiros registraram nas paredes da cidade as paisagens amazônicas | Foto: Divulgação

    Novo Airão (AM) - Conhecido pelas paisagens naturais deslumbrantes, trilhas terrestres e o mergulho com os botos cor-de-rosa, o município de Novo Airão (distante a 180 quilômetros da capital) também se destaca pela presença da manifestação artística do grafite. A arte urbana é caracterizada pela produção de desenhos em áreas públicas.

    Esse ano, a cidade recebeu a imersão do grafite por meio do projeto ‘Graffiti Eco’, coordenado pelo grafiteiro Rogério Arab e organizado por Melissa Oliveira. A turma de dez grafiteiros coloriu a praça principal de Novo Airão, além de outros espaços da região.

    O projeto embelezou a cidade, com pinturas naturais e proporcionou a difusão dessa cultura urbana no interior do Amazonas.

     

    Projeto embelezou a cidade, com pinturas naturais
    Projeto embelezou a cidade, com pinturas naturais | Foto: Divulgação

    Artistas

      Conhecido pelos vários trabalhos realizados em viadutos de Manaus e por organizar o FAW (Festival Amazônia Walls), Rogério Arab diz que o grafite pode também apoiar a ecologia e, ainda, deixou a cidade mais bonita.

    "

    Em Novo Airão, quisemos mostrar que grafite e ecologia podem estar juntos, que o grafiteiro preza praças e muros que, se estão feios e tristes, com a cor de nossas tintas, podemos torná-los belos e alegres. Grafitamos ao redor da praça e em algumas residências. Depois desse momento tão difícil pelo qual passamos, e ainda estamos passando, levamos cores vivas para alegrar os moradores de Novo Airão. "

    , disse Rogério Arab

    Inspirados na história local, os jovens grafiteiros Raiz Campos e Emerson Soft concretizaram o mural ‘Somos todos natureza’.

    "

    O painel reflete que a natureza não é algo a parte, mas que somos todos parte! O que se faz a uma parte da natureza reverbera em todo o sistema! Então cuide, preserve e ame. Quem faz bem a natureza faz bem a si mesmo! "

    Raiz, conhecido pelas artes que representam a cultura amazônica

     

    Painel reflete sobre a necessidade de preservar o meio ambiente
    Painel reflete sobre a necessidade de preservar o meio ambiente | Foto: Divulgação

    Parte do grupo de artistas, o grafiteiro Teonda garantiu que o trabalho buscou valorizar símbolos da natureza amazônica. “Fizemos uma interação com vários elementos da nossa fauna amazônica com composições urbanas, buscando assim a valorização da cultura de rua e buscando também a sustentabilidade e preservação antes que tudo se quebre ou se perca”, afirmou.

    Embelezamento da cidade

     

    A arte urbana ganhou destaque na cidade
    A arte urbana ganhou destaque na cidade | Foto: Divulgação

    Com mais de 30 anos de profissão, o artista plástico novo-airãoense, Ercules Alves, relatou ser uma satisfação ver hoje a cidade embelezada pela arte urbana.

    "

    O grafismo era visto por muitos como arte marginalizada. Hoje podemos celebrar a abertura dessa arte que desperta para uma nova geração que está vindo. Eu nunca fiz grafite, mas vendo os traços e a perfeição dos trabalhos desses profissionais, irei adotar a técnica do grafismo nos meus trabalhos também. "

    artista plástico novo-airãoense, Ercules Alves

    O vice-prefeito de Novo Airão, José Sales (MDB), garante que a cidade ficou mais bela com os grafites. “Nunca imaginei ver locais sem vida serem transformados em artes por meio do grafite. Eles retrataram nosso dia a dia com excelentes pinturas como a do peixe-boi, boto cor-de-rosa, as ilhas e o parque. Estão todos de parabéns”, disse o vice-prefeito ‘Baliza'.

    "

    Muitos que não conhecem o grafite, podem pensar que é uma pichação, mas, na verdade, o grafite é uma arte que vem ganhando espaço na capital e chegando também no interior. Este movimento trouxe para as faixadas, muros e prédios um charme a mais para nós como moradores e para nossos turistas. "

    , disse o secretário

    Leia mais

    Comentários