Fonte: OpenWeather

    Aleitamento Materno


    Semana Mundial de Aleitamento Materno começa quarta (4) em Manaus

    A ação destaca como a amamentação contribui para a sobrevivência, saúde e bem-estar de todos

     

    | Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

    MANAUS - A 11ª edição da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), terá abertura simbólica no Instituto da Mulher Dona Lindu, na quarta-feira (4), com palestras e homenagens às doadoras de leite humano do Amazonas.

    Com o tema “Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos”, a SMAM destaca como a amamentação contribui para a sobrevivência, saúde e bem-estar de todos, e o imperativo de proteger a amamentação em todo o mundo.

    "Toda a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno é indispensável, porque reafirma a importância da amamentação, já que o leite materno é o alimento completo para o bebê nos primeiros seis meses de vida”, ressaltou a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Rhamilly Amud Karam.

    A coordenadora enfatiza, ainda, que o aleitamento materno é uma responsabilidade compartilhada por todos. “É hora de informar, enfocar, engajar-se e articular ações para proteger e apoiar o aleitamento materno. E com isso ajudar a garantir a sobrevivência, a saúde e o bem-estar das crianças e de suas famílias, fundamental para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável, não deixando ninguém para trás”, finalizou.

    Neste ano, a programação está sendo organizada pela Secretaria Executiva Adjunta de Política em Saúde (Seaps), por meio da Coordenação de Saúde da Criança e em parceria com os Bancos de Leite Humano e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

    Durante todo o mês de agosto, haverá diversas atividades como exposições, palestras e oficinas nas maternidades da capital e do interior, incluindo a implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) nos municípios.

    Cursos e oficinas

    Entre os dias 2 e 7 de agosto, as maternidades da rede de saúde estadual realizarão cursos e oficinas sobre a importância do aleitamento materno para os profissionais de saúde de cada unidade. Os cursos terão carga horária total de até 20 horas.

    Agosto Dourado

    O nome foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera o leite materno como o “alimento de ouro” para a saúde dos bebês. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais.

    Para a mulher, também há benefícios, como a redução das chances de câncer de mama e ovário, prevenção de anemia e aumento da segurança acerca da maternidade.

    Programação

    Dia 4 de agosto - Instituto da Mulher Dona Lindu

    8h – Abertura com a participação de autoridades

    8h30 - Apresentação da Política Nacional de Atenção à Saúde da Criança. Palestrante: Sandra Cavalcante, gerente de Políticas Estratégicas do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas (Dabe) da SES-AM

    9h30 – Apresentação do tema Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos. Palestrante: Rossiclei de Souza Pinheiro, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria (SBP)

    10h – Entrega de certificados e brindes para as doadoras de leite que contribuíram com os Bancos de Leite Humano (BLH)

    11h – Encerramento

    *Com informações da assessoria 

     Leia mais:

    Gestantes em pré-natal conhecem maternidade onde vão ter bebê

    Brasil exporta projeto de bancos de leite para parceiros do Brics

    Amamentação: vantagens para a saúde do bebê e da mamãe