Fonte: OpenWeather

    Verão amazônico


    Mesmo acostumados com o calor, manauaras sofrem com altas temperaturas

    No último domingo (22), a capital do Amazonas registrou o segundo dia mais quente do ano, com 35,1º, segundo o Sipam

     

    Apesar das temperaturas elevadas, termômetros estão dentro do esperado, avaliam especialistas
    Apesar das temperaturas elevadas, termômetros estão dentro do esperado, avaliam especialistas | Foto: AET

    MANAUS (AM) -  Mesmo acostumados com o clima quente e úmido predominante na maior parte do ano, os manauaras têm sofrido com as altas temperaturas registradas nas últimas semanas, em meio ao verão amazônico.

    Desde os primeiros dias, o mês de agosto tem sido marcado pelo intenso calor. No último domingo (22), os termômetros da capital amazonense registraram 35,1ºC, segundo dia mais quente do ano, ficando atrás apenas da temperatura máxima observada em 11 de agosto, de acordo com os dados do Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam).

     

    Calor em Manaus tem sido diário
    Calor em Manaus tem sido diário | Foto: AET

    Apesar do forte calor, no entanto, a meteorologista Isabella Diógenes explica que as temperaturas registradas para o mês de agosto estão dentro do esperado para este período do ano.

    "

    O mês de agosto se encontra no período seco da nossa região, a baixa cobertura de nuvem nessa época do ano permite o maior aquecimento da superfície pela radiação solar, fazendo com que tenhamos temperaturas mais elevadas. Não há perspectivas que as temperaturas sejam acima do normal para este ano "

    , afirma Isabella.

     

    Comuns durante o período seco, os focos de incêndio também têm agravado ainda mais as altas temperaturas da capital amazonense. Em um intervalo de apenas uma semana, 19 de agosto até a última quinta-feira (26), foram mais de seis focos de incêndio em vegetações de Manaus, conforme dados do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBAM).

    Para as próximas semanas, a previsão é de mais calor na capital, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

    Arborização faz  falta

    Mesmo localizada em meio a maior floresta tropical do planeta, Manaus é uma das capitais brasileiras menos arborizadas do país.

    Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Manaus registrou o menor percentual entre as 15 capitais pesquisadas, com apenas 25,1% do entorno dos domicílios com alguma árvore ao redor, em área pública. A capital amazonense só fica à frente de Belém, que ocupou a última posição, com 22,4%. Para se ter um a ideia, cidades como Goiânia aparecem com 89,5% de arborização no entorno dos domicílios

     

    As últimas semanas têm sido de calor intenso
    As últimas semanas têm sido de calor intenso | Foto: Brayan Ricker

    A falta de árvores no espaço urbano contribui significativamente para as chamadas ‘ilhas de calor’, com temperaturas elevadas onde à sensação térmica é acima do esperado.

    "

    Essas ilhas de calor incidem pela cidade devido principalmente aos desmatamento e falta de vegetação, além de outros fatores como os tipos de revestimentos das fachadas das edificações, e diminuição da permeabilidade do solo devido ao aumento da pavimentação asfáltica. Com falhas de planejamento urbano a cidade acabou crescendo sem responsabilidade ambiental "

    , concluiu um estudo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas.

     

    Mudar de uma rua arborizada para uma via sem árvores provoca mudanças instantâneas em nossa percepção. A representante comercial Ingrid Jamily, de 27 anos, afirma que trabalha no Centro, Zona Sul de Manaus e sente a mudança repentina quando caminha pela avenida Getúlio Vargas, por exemplo, uma das mais arborizadas da cidade.

     

    Manauaras utilizam sombrinha para se proteger do calor
    Manauaras utilizam sombrinha para se proteger do calor | Foto: Brayan Ricker

    “Sempre estou aqui pelo centro e adoro andar aqui pela Getúlio Vargas, porque por mais que o dia esteja quente, as sombras e as árvores acabam trazendo um frescor para gente, é agradável. O que é algo completamente diferente de quando preciso andar pela avenida de Sete de Setembro, por exemplo, onde não tem árvores”, afirma Ingrid.

    Projeto ‘Manaus Verde’

    Neste ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade  (Semmas) anunciou a criação do projeto de arborização e paisagismo ‘Manaus Verde’.

      O programa "Manaus Verde" tem, entre as metas para 2021, o plantio de 10 mil mudas de espécies arbóreas; no mínimo, a produção de 250 mil mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais; além da doação de 100 mil mudas de plantas arbóreas e frutíferas à população e instituições.  

    Em fevereiro foi anunciada a construção do novo Centro de Produção de Mudas, como parte do projeto. O "viveiro" deverá ter uma produção diária de mil mudas.

    Calor manauara vira piada nas redes sociais

    Mesmo sofrendo com as altas temperaturas, os manauaras não deixaram de fazer piadas com a situação nas redes sociais. Confira:

    Em uma das postagens compartilhadas de uma página voltada ao humor local, o calor em Manaus é comparado a um episódio em os personagens do seriado de animação americano, Os Simpsons, aparece com o aspecto de quem está sob temperaturas elevadíssimas.

     

    Publicação teve forte repercussão na internet
    Publicação teve forte repercussão na internet | Foto: Reprodução
    "

    Eu estou exatamente assim, aqui em casa, com todo esse calor que está fazendo em Manaus "

    , disse uma internauta.

     

    Uma outra montagem sugere que a capital do Amazonas está mais próxima ao Sol do que o próprio Planeta Terra. 

     

    Montagem sugere que Manaus esteja mais perto do Sol do que o planeta Terra
    Montagem sugere que Manaus esteja mais perto do Sol do que o planeta Terra | Foto: Reprodução

    "Não estava com saudade nenhuma desse calor de agosto que nos deixa tostado", comentou um jovem no Facebook.

    Em uma outra imagem compartilhada no Whatsapp, o sol aparece com uma expressão física de impiedade e avisa que "amanhã tem mais [calor]".

     

    Meme foi compartilhado em grupos do Whatsapp
    Meme foi compartilhado em grupos do Whatsapp | Foto: Reprodução

    Leia mais

    Calor? Veja dicas para cuidar da pele no clima amazonense

    Ipês da avenida Djalma Batista iniciam processo de florescimento

    Estados da Amazônia Legal se unem para combater incêndios florestais