Fonte: OpenWeather

    BELEZA NATURAL


    Fervedouro do Maranhão, um oásis azul em Presidente Figueiredo

    O fervedouro é um fenômeno natural que gera curiosidade no Amazonas. Dependo da luz, o Fervedouro do Maranhão, situado na comunidade Nova Esperança, no KM-120 da rodovia BR-174, ganha uma cor azulada e atrai visitantes para a “terra das cachoeiras”.

    Fervedouro do Maranhão é considerado um oásis em Presidente Figueiredo | Foto: Divulgação

    Presidente Figueiredo (AM) - Fervedouros são nascentes de rios subterrâneos que, por não terem espaço para vazão, formam uma espécie de piscina natural. Nesses locais, devido à pressão da água que jorra do chão, torna-se quase impossível afundar, ou seja, as pessoas ficam flutuando.

    No Amazonas, cercado de vegetação selvagem, com águas cristalinas, Presidente Figueiredo (distante 121 quilômetros de Manaus) abriga o Fervedouro do Maranhão, um oásis para quem busca conhecer esse fenômeno da natureza.

    Localizada na comunidade Nova Esperança, no KM-120 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista). Com água transparentes e fundo de argila, a nascente do fervedouro decorre do Aquífero das Guianas, manancial de água pura, e atrai visitantes curiosos para conhecer o atrativo da natureza. Dependo da luz, o espaço ganha uma cor azulada e ainda há pessoas que acreditem que a argila e calcário no solo do local beneficiam a pele.

    Capa do Vídeo
    Fervedouros são nascentes de rios subterrâneos | Autor: Divulgação
     
    "

    O fervedouro com certeza é um tesouro, Presidente Figueiredo é privilegiado pelo fato de a nascente ter aflorado naquele lugar. É de uma beleza surreal, um verdadeiro prestígio contemplar "

    Edilane Eduardo, relata a bióloga

    O fervedouro é um fenômeno natural que gera curiosidade, o técnico em administração Victor Braseo, 19 anos, explica como foi a sensação de entrar no local pela primeira vez. 

    "

    É algo bem surpreendente, quando se entra a primeira vez no fervedouro você sente a sensação de que está em uma panela com água e que embaixo dos seus pés vai subindo uns vapores. Sim um vapor, como se fosse umas ondas de areia "

    Victor Braseo, técnico em administração

     

    O técnico de administração Victor Braseo conheceu o local e se admirou
    O técnico de administração Victor Braseo conheceu o local e se admirou | Foto: Divulgação

    Situado no meio da mata de Presidente Figueiredo, o Fervedouro do Maranhão atrai visitantes que buscam tranquilidade e o som da natureza. “Fui apenas uma vez, mas com certeza pretendo visitar novamente, pois tranquilidade e a beleza do local é digna de retorno. Com certeza indicaria para outras pessoas e pretendo levar alguns amigos e amigas para conhecer e desfrutar do local também”, diz Edilane Eduardo.

    Os fervedouros são fenômenos sensíveis, no Fervedouro do Maranhão é permitido o mergulho de apenas uma pessoa por vez e é necessário o cuidado com a natureza.  

     

    A bióloga Edilane Eduardo considera o espaço um tesouro da natureza
    A bióloga Edilane Eduardo considera o espaço um tesouro da natureza | Foto: Divulgação


    "

    O turismo e preservação do local são bem conjuntos, as pessoas tiram bastantes fotos, sorrisos para todo lado e o ambiente lá é totalmente limpo e bem acessível "

    Victor Braseo, disse técnico em administração

    Visitação

    Para entrar na lagoa é preciso pagar a entrada no valor de R$ 10,00 por pessoas, criança (entre 6 e 9 anos) paga R$ 7,00. Próximo ao local fica localizada a Lagoa Azul, entre outros atrativos turísticos. 

      Para entrar em contato com a administração do local é disponibilizado o telefone (92) 98626-8175.  

    Leia mais