Fonte: OpenWeather

    Carnaval


    Unidos da Alvorada traz atriz Tathi Piancastelli em enredo inclusivo

    Enredo de Unidos da Alvorada fala sobre inclusão social e faz reflexão sobre dificuldades de pessoas socialmente excluídas

    Escola tem o tema ''Oi, eu estou aqui! Alvorada com um cromossomo a mais mostra que ser diferente é normal.‘’ | Foto: Divulgação

    Manaus - O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Alvorada traz uma reflexão sobre inclusão social e apresentará no Carnaval 2020 com o tema ‘’Oi, eu estou aqui! Alvorada com um cromossomo a mais mostra que ser diferente é normal”.

    Em parceria com Tathi Piancastelli, atriz, modelo e primeira pessoa com síndrome de down a escrever e protagonizar uma peça de teatro em Nova York, a escola se inspirou na trajetória da atriz para compor o enredo. ‘’Oi, eu estou aqui! ’’ é expressão lema de Tathi Piancastelli.

    "

    Nosso objetivo é mostrar que o preconceito criado do conceito de normalidade é uma questão muito de ego e também de discriminação e de desclassificar o ser humano, pois perante Deus todos somos iguais "

    Alexandre Gald, Carnavalesco da Escola de Samba Unidos da Alvorada

    Diversidade no Enredo

    Com o objetivo de levantar uma discussão sobre inclusão social e conscientizar a população, a Escola de Samba Unidos da Alvorada levantará bandeiras de várias classes e movimentos sociais em defesa de pessoas portadoras de deficiência, com autismo, com síndrome de down, negros, índios, e se posicionará contra a intolerância religiosa, homofobia e feminicídio.

    Preparativos da Escola surpreendem pela organização.
    Preparativos da Escola surpreendem pela organização. | Foto: Divulgação

    O enredo traz também reflexões envolta da religião e de ensinamentos bíblicos, mostrando passagens e atos de Jesus e Maria sobre aceitação, compreensão e amor.

    ‘’O primeiro a ser crucificado e ser condenado por ser diferente foi Jesus Cristo ’’, enfatiza Alexandre Gald, Carnavalesco da escola.

    A escola também exalta Maria, mãe de Jesus, que recebe grandes homenagens mostrando o amor de mãe como o mais puro, onde não diferencia ou menospreza os filhos por cor, raça ou religião.

    Maria, mãe de Jesus, será homenageada como um exemplo de amor puro
    Maria, mãe de Jesus, será homenageada como um exemplo de amor puro | Foto: Divulgação

    O maior destaque do Unidos da Alvorada será a luta de pessoas com síndrome de down, mostrando a força, conquistas e homenageando todos com muita alegria, sem rótulos e nem estigmas.

    A atriz Tathi Piancastelli ergue essa bandeira, sendo uma das apostas principais do Unidos da Alvorada, que contará no enredo realizações ao mesmo tempo que conscientiza o público. A escola traz o exemplo de inclusão social com participantes de todas as bandeiras defendidas.

    Unidos da Alvorada irá levantar várias bandeiras em defesa de pessoas socialmente excluídas
    Unidos da Alvorada irá levantar várias bandeiras em defesa de pessoas socialmente excluídas | Foto: Divulgação

    Composição

    O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Alvorada entra na avenida com uma estimativa de 21 alas, quatro carros alegóricos, dois tripés e uma média de 2 mil e 700 componentes. 

    Estagiária sob supervisão de Mara Magalhães*