Carnaval


Baile de despedida da Kamélia encerra o Carnaval 2020 em Manaus

O baile de despedida da boneca Kamélia resgata a tradição das glamourosas festas realizadas no salão do Olímpico Clube

''É um ato simbólico, porém muito significativo'', afirmou Botelho,  presidente do Conselho Diretor do Olímpico Clube
''É um ato simbólico, porém muito significativo'', afirmou Botelho, presidente do Conselho Diretor do Olímpico Clube | Foto: Alex Pazuello/Semcom

Manaus (AM) - Após receber a chave da cidade e abrir, oficialmente, o Carnaval de Manaus 2020 no dia 4 de janeiro, a boneca Kamélia voltou ao salão social do Olímpico Clube, nesta terça-feira gorda de carnaval, 25, para devolver a chave para a Prefeitura de Manaus e encerrar de forma oficial o período momesco na capital amazonense.

O baile de despedida da boneca mais famosa do carnaval de Manaus resgata a tradição das glamourosas festas realizadas no salão do Olímpico Clube. Com muita animação ao som de marchinhas e sambas-enredo, a Kamélia se apresentou no salão e devolveu a chave para o “dono da casa”, o prefeito Arthur Neto, representado no evento pela secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio.

“Foi um carnaval maravilhoso, que abrimos com a chegada da Kamélia, tradição mantida em toda a gestão do prefeito Arthur Neto, e que agora retorna com o belíssimo baile de despedida, onde recebemos a chave da cidade das mãos desse símbolo do nosso carnaval'', destacou a secretária Conceição Sampaio.

Em ato simbólico, a boneca Kamélia devolve a chave para a Prefeitura de Manaus e encerra oficialmente o Carnaval 2020 em Manaus
Em ato simbólico, a boneca Kamélia devolve a chave para a Prefeitura de Manaus e encerra oficialmente o Carnaval 2020 em Manaus | Foto: Alex Pazuello/Semcom

Para o presidente do Conselho Diretor do Olímpico Clube e presidente da Diretoria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Kamélia, Almerinho Botelho, o baile é um resgate e uma maneira de manter a tradição do bom carnaval da cidade.

“Depois de muitos anos a Kamélia volta a devolver a chave para o prefeito de Manaus, hoje na pessoa da secretária Conceição Sampaio. É um ato simbólico, porém muito significativo'', contou Botelho.

Oitenta anos de tradição

Em 2020, a boneca Kamélia está comemorando 80 anos. Em sua primeira aparição, a boneca possuía apenas 75 cm e tinha sido comprada na Bahia por um dirigente do Olímpico Clube, que levou a mesma para o carnaval do tradicional Bar Avenida, localizado, à época, na esquina da Av. Eduardo Ribeiro com a Rua Saldanha Marinho, no Centro Histórico de Manaus.


*Com informações da assessoria