Fonte: OpenWeather

    Vestibular


    Após adiamento, prova da UEA é realizada neste domingo

    Para o processo seletivo deste ano, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) recebeu 62.333 inscrições, sendo 26.903 para o vestibular e 35.430 para o Sistema de Ingresso Seriado (SIS)

     

    As provas estão sendo aplicadas neste domingo, 30, e também serão realizadas na segunda-feira, 31
    As provas estão sendo aplicadas neste domingo, 30, e também serão realizadas na segunda-feira, 31 | Foto: Vanessa Lemes

    Manaus – O sonho de cursar medicina veio acompanhado de muito esforço e estudo para Júlia Andressa Miranda, 18. Acompanhada da mãe, a estudante aguardava para entrar na sala de aula na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), onde irá fazer a prova.

    Um pouco ansiosa para o vestibular, Júlia conta que fez sacrifícios para ter uma rotina de estudo. “Foi difícil me preparar, ainda mais com a pandemia, mas estudei bastante e agora é fazer as provas e esperar o resultado”, declara.

     

    A candidata Júlia Andressa, 18, sonha em cursar medicina
    A candidata Júlia Andressa, 18, sonha em cursar medicina | Foto: Vanessa Lemes

    Assim como a estudante, o vestibulando Josué Ramos, 18, deseja garantir uma vaga no curso de medicina. Para ele, a pandemia serviu de estímulo a fim de buscar conhecimento sozinho, pela internet, através de apostilas e cursos on-line, evitando o comodismo.

    Apesar do preparo, o nervosismo acompanha o jovem.

    "

    É uma oportunidade poder entrar em uma faculdade pública, então, é um momento decisivo. Dá um pouco de medo em relação a concorrência, mas me preparei muito em casa, com apostilas e na internet "

    ,

     


    Alguns estudantes chegaram acompanhados dos pais, que também se mostraram apreensivos junto com os filhos. É o caso do engenheiro mecânico Eduardo Salnier, 49.

    "

    A minha filha está nervosa, mas a gente conversou com jeitinho para acalmá-la. Querendo ou não, é um momento de nervosismo, não é fácil, mas ela se preparou bem com um curso preparatório. Estamos na torcida "

    ,

     


    Sem tumulto, os candidatos chegaram a tempo de entrarem na unidade da EST/UEA, com exceção da estudante venezuelana Jenny Carolina Alcala, 18, que veio direto do trabalho, mas encontrou os portões fechados, às 13h10. “Nem sei o que dizer”, lamenta a jovem, que estava nervosa.

     

    Antes de adentrar aos portões, os candidatos tinham a temperatura verificada
    Antes de adentrar aos portões, os candidatos tinham a temperatura verificada | Foto: Vanessa Lemes

    Vagas

    Segundo a assessoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), as provas estão sendo aplicadas neste domingo, 30, e também serão realizadas na segunda-feira, 31.  Já os exames do vestibular 2020, acesso 2021, do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), serão aplicados nesta terça-feira, 1º.

      Para o processo seletivo deste ano, a UEA recebeu 62.333 inscrições, sendo 26.903 para o vestibular e 35.430 para o SIS. A classificação final dos candidatos será divulgada no dia 7 de julho de 2021, além do Edital de Matrícula Institucional para ingresso no primeiro semestre de 2020.  



     

    De acordo com o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, as provas foram realizadas nesse período por conter o menor número de casos de contaminação da Covid-19
    De acordo com o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, as provas foram realizadas nesse período por conter o menor número de casos de contaminação da Covid-19 | Foto: Vanessa Lemes

    Nesta edição, o certame oferece um total de 40 cursos e 2.992 vagas, incluindo 182 vagas para alunos indígenas e 270 vagas para Pessoa com Deficiência (PcD). Para o vestibular são oferecidas 1.526 vagas, sendo 1059 para a capital e 467 para o interior. O Edital do SIS dispõe de 1.014 vagas, sendo 703 para a capital e 311 para o interior.

    De acordo com o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, as provas foram realizadas nesse período pela menor incidência de casos de contaminação do novo coronavírus.

    "

    Essa prova era para ter acontecido em janeiro, mas fomos obrigados a suspendê-la por conta do pico da pandemia. Então, tivemos a oportunidade de fazer o planejamento para esse momento, que é o mais baixo no número de casos [da Covid-19] do ano. Por essa questão, estamos realizando o vestibular nessa data "

    ,

     


    Antes de entrar nos locais de prova, os candidatos tinham a temperatura verificada e o totem com álcool em gel à disposição, além das demarcações de distanciamento sinalizados no chão do pátio principal. Não houve aglomeração no local. 

     

    Acompanhe a coletiva de imprensa completa:

    | Autor:
     

     

    Leia mais:

    Candidatos do AM estão preparados para vestibular da UEA; veja vídeo

    Após agravamento de pandemia, UEA adia vestibular e SIS

    Provas do Vestibular UEA e SIS serão aplicadas a partir de domingo