Fonte: OpenWeather

    Trânsito


    AM lança "Escola de Trânsito" para 300 mil alunos da rede estadual

    Os alunos receberão aulas de legislação, sinalização e comportamento no trânsito. Tudo de maneira lúdica para reforçar a formação dos futuros condutores.

     

    O conteúdo dos programas “Educar para o Trânsito” e “Minha CNH” será ministrado pela equipe de educação de trânsito do Detran-AM
    O conteúdo dos programas “Educar para o Trânsito” e “Minha CNH” será ministrado pela equipe de educação de trânsito do Detran-AM | Foto: Divulgação/Detran-AM

    Manaus - A educação no trânsito é responsável por formar condutores conscientes e atentos às leis de de tráfego. Em Manaus, diariamente, são registrados infrações no trânsito que podem ser evitadas com o respeito e a atenção dos condutores. 

    O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Governo do Amazonas iniciou nesta terça-feira (1º/6), a implantação da Escola Pública de Trânsito do Amazonas (Eptran-AM).

      Cerca de 300 mil alunos da rede estadual de ensino receberão a transmissão de teleaulas sobre trânsito por meio do projeto “Aula em Casa”.  

    A Eptran-AM vai focar em três programas fundamentais: o “Educar para o Trânsito” e o “Minha CNH”, para alunos da rede estadual de Ensino Fundamental e Médio, e um programa de cursos especializados para a população em geral, como a formação de mototaxistas ou instrutores de auto escola, por exemplo.

    As teleaulas serão produzidas pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), da Secretaria de Educação.

    O conteúdo dos programas “Educar para o Trânsito” e “Minha CNH” será ministrado pela equipe de educação de trânsito do Detran-AM. Já os cursos especializados de atualização, reciclagem e aperfeiçoamento de condutores ficará a cargo de instituições homologadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e, também, por instrutores do próprio Detran Amazonas.

    "

    Isso certamente enriquecerá os conhecimentos e as experiências que nossos alunos terão nas escolas. Educação moderna é isso: promover experiências transformadoras e, de fato, com isso, a gente vai formar cidadãos melhores para o trânsito do nosso estado "

    Luis Fabian Barbosa, Secretário estadual de Educação e Desporto

     

    O programa “Educar para o Trânsito”, que é destinado a crianças e adolescentes com idade entre 7 e 15 anos da rede estadual de Ensino Fundamental. Esses alunos receberão aulas de legislação, sinalização e comportamento no trânsito. Tudo de maneira lúdica para reforçar a formação dos futuros condutores.

    Minha CNH

    A Eptran-AM vai ofertar teleaulas para a obtenção da Carteira Nacional de Trânsito para alunos do Ensino Médio da rede estadual de educação. Esse programa se chama “Minha CNH”.

    Ele será totalmente gratuito e vai oferecer aulas teórico-técnicas para o processo de obtenção da primeira CNH. O programa foi criado com base na Resolução nº 265 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e, além do Amazonas, somente o Distrito Federal possuiu um programa semelhante no país.

      Os alunos que se interessarem em ingressar no programa terão aulas de legislação de trânsito com uma carga horária maior que nas autoescolas. Essas disciplinas são extracurriculares e serão ministradas ao longo dos três anos do Ensino Médio.  

    Ao final, se esse aluno já possuir 18 anos e tiver concluído o programa “Minha CNH”, ele já poderá procurar o Detran-AM para realizar a prova teórica. Se aprovado, está apto a se matricular em uma autoescola para realizar a parte prática de direção.

    Transmissão

    Atualmente, o projeto é transmitido por sinal aberto da TV Encontro das Águas para Manaus e os municípios de Rio Preto da Eva, Iranduba, Manaquiri e Careiro da Várzea.

    Municípios mais afastados também terão acesso às aulas da Eptran-AM, mas por meio do projeto “Ensino Mediado por Tecnologia”, que transmite o conteúdo pedagógico via satélite para 40 mil alunos do interior.

    Outra fonte de difusão das aulas da Eptran-AM serão os canais do Youtube do Detran-AM e da Secretaria de Educação.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Detran-AM lança campanha para diminuição de acidentes e mortes

    Detran-AM realiza mutirão para serviços de veículos