Fonte: OpenWeather

    Educação


    Seduc dá início a projeto Trilhas do Saber com palestra magna

    O Trilhas do Saber integra o programa Educa+Amazonas, lançado no final do mês de julho

     

    projeto Trilhas do Saber
    projeto Trilhas do Saber | Foto: Divulgação/Seduc-AM

    Manaus (AM) - A Secretaria de Estado de Educação e Desporto começa esta semana a execução do projeto Trilhas do Saber, que integra o programa Educa+Amazonas, lançado no último mês e que vai injetar R$ 400 milhões em iniciativas voltadas às redes públicas de Educação do Amazonas. Para marcar a estreia, será realizada uma palestra magna, às 14h, com a doutora Lilian Bacich, a ser transmitida ao vivo via Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).

    Bate papo sobre psicologia escolar

    O bate-papo com a doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano é voltado a professores, pedagogos, gestores e demais profissionais da rede de ensino estadual.

    A palestra magna poderá ser acompanhada pelo Canal do Professor, no app Aula em Casa; no canal 20.4, na TV Tiradentes; e ainda no canal do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), no YouTube, pelo link https://bit.ly/3jbezze

    A palestra magna representa um momento de acolhimento e preparação para os nossos profissionais da Educação. É o ponto de partida para o grandioso projeto que é o Trilhas do Saber, que potencializará a qualificação dos servidores docentes, não docentes e equipes gestoras, por meio de oficinas, minicursos e palestras”, afirmou a secretária de Educação em exercício, Kuka Chaves.

    Leia maisEducação no Amazonas ganha investimento de R$ 400 milhões

    Práticas Pedagógicas

    De acordo com a diretora do Cepan, Ana Lucena, o projeto Trilhas do Saber incentivará os profissionais da Educação a novas práticas pedagógicas: “Este é um momento muito significativo para a Educação do Amazonas, pela dimensão geográfica que o projeto vai alcançar nos espaços educacionais do estado, suprindo as necessidades de formação continuada para profissionais e oportunizando momentos que possam fomentar movimentos de ação-reflexão-ação de cada ator educacional, sobre seu cotidiano pessoal e profissional, em seu lugar amazônico”.

    Trilhas do Saber

    Ao todo, o Trilhas do Saber deverá atender cerca de 15 mil servidores da Educação, das redes estadual e municipais de ensino. O projeto contará com o Cepan sendo responsável pelo planejamento e organização pedagógica das ações formativas do Trilhas do Saber e ainda com a parceria do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

    Sobre o projeto

    Contemplando o eixo de qualificação e reconhecimento dos profissionais da Educação do Educa+Amazonas, o projeto Trilhas do Saber vai proporcionar aos servidores da rede estadual de ensino momentos formativos considerando a área de atuação.

    De acordo com o governo, a intenção é a qualificação dos profissionais docentes, equipe gestora e não docentes, por meio de oficinas, minicursos e palestras ministrados por formadores especializados, a fim de possibilitar momentos reflexivos sobre sua atuação profissional de forma eficiente. Para isso, serão realizadas atividades formativas em todos os municípios do interior levando a “caravanas da formação” 

    Leia mais:

    Semed homologa resultado para seleção de professores em Manaus

    Semed divulga resultado preliminar de seleção para professores

    Palestras gratuitas sobre tecnologia e inovação ocorrem em Manaus