Fonte: OpenWeather

    Qualificação


    Cetam vai ofertar mais vagas e cursos em 2022

    Também irá aumentar as opções de cursos, que passarão de 411 para 500, entre os de qualificação profissional, técnicos e especializações técnicas

     

    A instituição está trabalhando para ofertar 250 mil vagas em 2022, contra as 176.454 oferecidas em 2021
    A instituição está trabalhando para ofertar 250 mil vagas em 2022, contra as 176.454 oferecidas em 2021 | Foto: Cleudilon Passarinho

    Manaus (AM)- O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) anuncia que irá oferecer o que há de melhor em cursos técnicos, de qualificação profissional e especializações técnicas, todos com acesso gratuito.

    A primeira dessas novidades, e certamente a mais esperada, é o aumento do número de oferta de vagas disponibilizadas para a população.

    A instituição está trabalhando para ofertar 250 mil vagas em 2022, contra as 176.454 oferecidas em 2021. Também irá aumentar as opções de cursos, que passarão de 411 para 500, entre os de qualificação profissional, técnicos e especializações técnicas.

    No momento, as necessidades dos alunos estão sendo levantadas pela equipe técnico-pedagógica do Cetam e, ainda no primeiro semestre, o Catálogo de Cursos será atualizado e disponibilizado no site (www.cetam.am.gov.com.br) para consulta.

    "

    A preocupação do Cetam é a mesma do Governo do Amazonas: ampliar e diversificar a oferta de cursos em todo o estado. E é isso que iremos intensificar em 202 "

    José Augusto de Melo Neto, diretor-presidente do Cetam

     

    Escola na zona Leste 

    Alunos também poderão esperar por mais espaços físicos, leia-se novas escolas. Em 2022, a zona leste de Manaus ganhará a primeira unidade de educação profissional. Trata-se do Centro Cultural Aníbal Beça, agora sob a direção do Cetam e que passará por reforma e revitalização.

    Hoje, na capital, a instituição conta com quatro escolas próprias: Instituto Benjamin Constant (IBC), no Centro; Escola Estelio Dalison, no São Jorge; Escola Francisca Saavedra, na Colônia Oliveira Machado; e a Unidade Galileia, na zona norte. Também está presente em todas as 61 cidades do interior do Amazonas.

    O Cetam possui sede própria em Tefé, Itacoatiara, Maués e Tabatinga. Em 2022, vai inaugurar sua sede no município de Benjamin Constant e iniciará a construção de novas unidades em Manacapuru e Parintins. Todas ganharão identidade visual baseada nos aspectos culturais de cada região.

    Centro de Gastronomia

    Outra grande novidade para o novo ano é a inauguração do Centro Cultural de Gastronomia do Cetam, localizado no Centro de Manaus. A unidade funcionará em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e abrigará diversos cursos na área.

    Outro prédio a ser reformado após passar para o comando do Cetam é o da antiga sede do Instituto Superior de Administração e Economia (Isae), na avenida Djalma Batista. No local serão ofertados cursos técnicos voltados à indústria 4.0.

    Novos laboratórios

    Em 2022, o Cetam irá implantar laboratórios técnicos em escolas da capital, bem como laboratórios de informática adequados às práticas de cursos como Design e Produção de vídeos. Também serão modernizados os parques de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

    Será reformado todo o parque de informática da instituição com a aquisição de 2.500 novos computadores.

    Leia mais:

    Cetam lança nove publicações em 2021 

    AM amplia qualificação com mais de  172 mil vagas em cursos do Cetam  

    Wilson Lima revela prioridades para 2022