Fonte: OpenWeather

    FORMAÇÃO


    Profissionais da educação do interior do AM recebem capacitação

    O encontro abordou as ações de implementação para o início do ano letivo de 2022

     

    No primeiro dia, as reuniões foram realizadas utilizando a plataforma Google Meet
    No primeiro dia, as reuniões foram realizadas utilizando a plataforma Google Meet | Foto: Arquivo pessoal

    Manaus (AM) - Com a intenção de criar diálogos e promover a troca de experiências, gestores, pedagogos, e assessores pedagógicos das Coordenadorias Distritais e Regionais de Educação do Amazonas participaram do Encontro Informativo de Apresentação do Novo Ensino Médio (NEM), realizado nesta quarta (12/01) e quinta-feira (13/01).

    O encontro ocorreu de forma virtual e contou com a participação do Comitê de Implementação do Novo Ensino Médio, da Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas.

    A secretária executiva adjunta Pedagógica, Hellen Matute, abriu os dois dias de evento.

    "

    O Novo Ensino Médio é uma mudança que já vínhamos planejando, estudando, e foi feito por profissionais que buscam o melhor para rede pública de ensino. Esse encontro é justamente para alinharmos as políticas e sanar as dúvidas que ainda restem. "

    Hellen Matute, secretária executiva adjunta Pedagógica

     

    No primeiro dia, as reuniões foram realizadas utilizando a plataforma Google Meet, atendendo as Coordenadorias Distritais de Manaus e respectivas escolas de ensino médio.

    No segundo dia, o público de interesse foram as Coordenadorias Regionais de Educação, com suas escolas de Ensino Médio.

    A transmissão foi via Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e pelo canal da Secretaria de Educação no Youtube.

      Participaram da programação o diretor do Departamento de Gestão Escolar, Júlio Meireles, e o presidente do Comitê de Implementação do Novo Ensino Médio, Tiago Lima, que presidiu o encontro.  

    Na oportunidade, Tiago Lima destacou a importância dos gestores escolares e equipes das Coordenadorias no processo de implementação da Reforma do Ensino Médio.

    Para ele, o mais importante é manter um diálogo permanente entre os gestores e a equipe da Secretaria de Educação no intuito de minimizar as dúvidas.

    Para isso, a Secretaria de Educação, por meio do Comitê de Implementação, disponibilizou um formulário para que os participantes pudessem tirar dúvidas quanto ao Novo Ensino Médio.

    O documento segue disponível para acesso: https://forms.gle/C4BjsLY1TgfUCS137.

    Implementação do NEM

    O encontro abordou as ações de implementação para o início do ano letivo de 2022, como a elaboração de orientações à equipe escolar; ampliação da jornada escolar para 3 mil horas (1 mil horas anuais); padronização das ofertas, com quatro estruturas curriculares, sendo: escola regular parcial diurna e noturna, escola em tempo integral e integral bilíngue.

    Outro ponto abordado foi a formação continuada de profissionais da rede estadual; o material pedagógico dos Itinerários Formativos (IFs), por meio das Unidades Curriculares; e a parametrização do Sistema Integrado de Gestão (Sigeam) e do Diário Digital.

    Além disso, foram passadas informações quanto às principais ações do Ciclo I de Implementação, para o triênio 2022-2024.

    Leia mais:

    Site registra mais de 1,9 mil transferências durante a madrugada

    Principais mudanças do novo ensino médio são apresentadas no Amazonas

    Educação empreendedora¨ teve a participação de mais de 2 mil alunos