Fonte: OpenWeather

    Poluição


    Vídeo: Manaus está entre as cidades com pior qualidade do ar no país

    A poluição do ar é a causa da morte de 50 mil pessoas por ano no Brasil. O excesso de poluição traz consequências que podem afetar o clima e a biodiversidade

    Veja a reportagem | Autor: Alex Costa/TV Em Tempo

    Manaus - Nós não enxergamos, mas a poluição do ar está mais perto do que imaginamos. Estamos no pulmão do mundo. Manaus é a sétima maior capital brasileira. Construída ao longo de séculos no meio da floresta amazônica, a cidade tem hoje duas vezes mais poluentes na atmosfera do que o tolerável pela organização mundial de saúde.

    São 20 microgramas de partículas por metro cúbico de ar, quando o ideal seriam 2,5. E os problemas vão muito além dos malefícios à saúde. A presença de poluentes em excesso na atmosfera afeta diretamente na produção de chuvas. Quanto mais partículas de fumaça e de gases no ar, menor a precipitação.

    E isso não influencia apenas a região amazônica. Os efeitos se estendem por todo o país.

    A poluição de Manaus, levada pelos ventos, cresceu 200% nos últimos cinco anos. Até as plantas sofrem com os efeitos dos aerossóis poluentes. As árvores terminam fazendo uma fotossíntese ineficiente, e sequer conseguem absorver o gás carbono. E se a base de qualquer ecossistema está doente, todo o resto é prejudicado.

    Queimadas e desflorestamento se somam as causas mais comuns e são responsáveis por cerca de 15% dos poluentes presentes na atmosfera. Reduzir o consumo de combustíveis fósseis em fábricas é uma das lutas do legislativo do Amazonas.

    No Brasil, 50 mil pessoas morrem a cada ano em decorrência de doenças provocadas pela má qualidade do ar. Mudar essa realidade penosa não depende apenas do poder público. É papel de cada um de nós.

    Em nota, a Secretaria de estado de meio ambiente informou que os serviços de monitoramento do ar seguem paralisados, mas que trabalham na implantação de uma rede em parceria com universidades do estado.

    Veja a reportagem completa da TV Em Tempo:

    Veja a reportagem | Autor: Alex Costa/TV Em Tempo
     

    Leia mais:

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no whatsapp. Clique aqui!

    Secretário Eduardo Costa destaca esforços para meio ambiente no AM

    Desmatamento na Amazônia: qual o futuro da floresta?

    Assista mais vídeos da TV Em Tempo