Fonte: OpenWeather

    Sustentabilidade


    Lixo Zero Manaus promove live sobre a Lei das Sacolas Plásticas

    A partir de 30 de setembro, os estabelecimentos comerciais de Manaus não poderão mais distribuir sacolas plásticas aos consumidores

     

    A live será transmitida a partir das 18h, pelo instagram @manaus_lixo_zero
    A live será transmitida a partir das 18h, pelo instagram @manaus_lixo_zero | Foto: Reprodução

    MANAUS (AM) - O coletivo Lixo Zero Manaus promoverá, na próxima terça-feira (21), uma live para debater sobre a Lei das Sacolas Plásticas, que entra em vigor no dia 30 deste mês.  A partir desta data, os estabelecimentos comerciais de Manaus não poderão mais distribuir sacolas plásticas aos consumidores. Terão que orientá-los para que passem a adotar caixas ou embalagens reutilizáveis.

      A live será transmitida a partir das 18h, pelo instagram @manaus_lixo_zero, e contará com a participação de um dos autores da lei, o vereador Fransuá Matos.  

    O embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), em Manaus, o biólogo Daniel Santos, diretor da Damata Consultoria, explica que durante a live, as pessoas vão poder tirar dúvidas, por exemplo, de como será feita a fiscalização do cumprimento da lei e  como os estabelecimentos comerciais deverão orientar os clientes.

    Daniel ressalta que este é um passo importante que Manaus está dando em relação à redução do plástico. Em outros estados, diz ele, essa lei já foi adotada e tem gerado impactos positivos para o meio ambiente. “O principal objetivo da lei é estimular a população a adotar outras alternativas para transportar as compras que não seja o plástico, como as sacolas reutilizáveis ou caixas de papelão”, destacou.

    Ele acredita que, após o período de adaptação, a população vai compreender a importância desse ato e passará a adotar outras alternativas para o transporte das compras. “Essa medida trará inúmeros benefícios para o meio ambiente. Nossos igarapés estão repletos de plásticos, que levam centenas de anos para se decompor. Com a redução do uso, milhares de toneladas de plástico deixarão de prejudicar o ecossistema”, afirmou.

    *Com informações da assessoria.

    Leia mais

    Começam os estudos para modelagem do teleférico de Manaus

    Manaus recebe ações para preservação do meio ambiente

    Situação dos flutuantes do Rio Tarumã-Açu é discutida por órgãos