Fonte: OpenWeather

    MEIO AMBIENTE


    Sistema comunitário de coleta seletiva é implementado em reserva no AM

    Todo o processo iniciou por meio de sensibilização realizada pela Sema na Unidade de Conservação (UC)

     

    Coletiva seletiva na RDS de Uacari.
    Coletiva seletiva na RDS de Uacari. | Foto: Diego Peres/Secom

    CARAUARI (AM) - A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari, localizada no município de Carauari (distante 788 quilômetros de Manaus), está em processo de implantação de coleta seletiva de plástico, vidro e papel, em 26 de suas comunidades.

    Com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que gerencia a área protegida, 1,3 mil pessoas serão beneficiadas diretamente por este sistema de gestão comunitária. 

    Todo o processo iniciou por meio de sensibilização realizada pela Sema na Unidade de Conservação (UC).

    "

    A Sema empoderou 11 Agentes Ambientais Voluntários para fazer o trabalho de educação ambiental na RDS. Um dos temas de educação ambiental é o lixo. Pensando na questão da logística reversa e da gestão participativa, os agentes articularam a criação de caixas coletoras "

    Gilberto Olavo, gestor da RDS Uacari

     

    Os próprios comunitários construíram e pintaram as caixas coletoras, usando madeira sem uso (madeira morta), na comunidade do Bauana.

    Os Agentes Ambientais Voluntários (AVV) da Sema foram os responsáveis por articular parcerias para que a coleta seletiva seja implementada na RDS. 

    Após a produção, as caixas foram entregues para a Associação de Moradores Agroextrativistas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari (Amaru), que está fazendo a distribuição entre as comunidades.

    “Moramos dentro de Unidade de Conservação e devemos reciclar o lixo que não é absorvido pela comunidade, como forma de prevenção”, destacou Gilberto. A Sema também contribuiu com apoio logístico e articulação de combustível para que o sistema fosse implantado. 

    Uma embarcação periódica, da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc), recolherá os resíduos nas comunidades e levará até a sede do município de Carauari para reciclagem, realizando um serviço que atenderá 285 famílias. 

    RDS Uacari

    De 15 a 19 de setembro, equipes da Secretaria estiveram em Carauari durante a realização do Gabinete Itinerante Ambiental – criado pela Sema, com o objetivo de integrar as agendas de meio ambiente entre o Estado, representantes da gestão ambiental dos municípios e a sociedade civil organizada.

    Na ocasião, os catadores pediram apoio para implementar o sistema também na sede do município.

    "

    A RDS Uacari está implementando um sistema complexo, que vai atuar de forma organizada para fazer com que os resíduos cheguem até os catadores, ou seja, é uma consciência ambiental que vai diminuir a quantidade de lixo no aterro sanitário, ao mesmo tempo que aumenta a geração de renda para as famílias envolvidas no processo de reciclagem "

    Eduardo Taveira, secretário de Estado do Meio Ambiente

     


    O Estado, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (Nuedam), apoiará o município na construção de um programa de sensibilização junto aos moradores, para que mais resíduos sejam destinados à reciclagem.

    *Com informações da assessoria 

    Leia mais:

    Carauari recebe diagnóstico das cadeias da borracha

    Governador visita unidade de conservação e autoriza manejo de quelônio

    Doações beneficiam mais de 70 comunidades ribeirinhas do Amazonas

    <<<<<<< HEAD ======= >>>>>>> e5a666b371d90e4920345db9572e28a6ed1fabe8