Fonte: OpenWeather

    SISTEMA


    Voltou! WhatsApp, Facebook e Instagram estão 'no ar' após 8h de queda

    Redes sociais estão voltando para a maioria dos usuários. Entenda o que já se sabe sobre o 'bug'

    | Foto: Divulgação

    Manaus - Por volta das 11h30 desta segunda-feira (4), três das principais redes sociais do mundo ficaram fora do ar. Facebook, Instagram e WhatsApp, todas do empresário Mark Zuckerberg, apresentaram instabilidade. Agora, cerca de 18h30 da noite (horário de Manaus), as redes voltam a funcionar para boa parte dos usuários.

    Internautas relataram que o WhatsApp, principal aplicativo de mensagens do Brasil, passou a atualizar as mensagens para boa parte dos usuários. O retorno ocorre pouco mais de 8h após ficar fora do ar e após apresentar instabilidade. 

    O mesmo ocorre com o Instagram. A função Stories e o feed (linha do tempo) também passaram a mostrar novas publicações aos poucos no final da tarde desta segunda. Agora, a rede social já funciona normalmente.

    Por fim, Facebook também já mostra novas publicações no feed de notícias e stories. O retorno ocorre após o site atualizar novos posts gradualmente, com grande instabilidade durante a tarde. O Facebook é a principal empresa de Mark Zuckerberg, que comprou depois  o Instagram e o WhatsApp. 


    Por que as redes caíram?

    A pergunta de um milhão de reais ainda está sem resposta exata. A principal suspeita é que o erro seja de 'DNS' (Domain Name System - sistema de domínios de nome de usuário). Essa sigla define o endereço em números para se chegar até determinado site, como Facebook.

    "Muitas vezes você não lembra o número de telefone da pessoa, mas você tem o nome dela. O que aconteceu com os aplicativos do Facebook é algo bastante parecido. O caminho que se leva ao IP [endereço] do Facebook se perdeu", explicou Carlos Affonso de Souza, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS) e professor da Uerj, em entrevista à GloboNews.

    Leia mais:

    Projeto que incentiva mulheres na ciência e tecnologia é lançado no AM

    WhatsApp, Instagram e Facebook ficam fora do ar nesta segunda (4)

    Pesquisador do AM ganha Prêmio com pesquisa sobre serpentes