Fonte: OpenWeather

    Covid-19


    Coi mantém data dos jogos olímpicos mesmo com pandemia do coronavírus

    Apenas 57% das vagas para Tóquio 2020 estão definidas, afetando 42 das 50 modalidades da competição

    Uma das preocupações da entidade são os eventos de classificação para os Jogos, que foram interrompidos por conta do coronavírus | Foto: Divulgação

    O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou uma nota nesta terça-feira (17) informando que a programação dos Jogos Olímpicos de Tóquio segue sem alteração. A entidade não seguiu o exemplo de outras organizações, como a Conmebol e a Uefa, que adiaram para 2021 a Copa América e a Eurocopa, e garantiu que o evento esportivo iniciará na data marcada, de 24 de julho a 9 de agosto. 

    O COI reconhece a situação sem precedentes que o mundo inteiro passa e se solidariza com a sociedade, mas acredita que com mais de quatro meses para o início dos Jogos "não há necessidade de decisões drásticas nesta fase". O Comitê ainda acrescentou que incentiva todos os atletas a continuarem se preparando para os Jogos Olímpicos de Tóquio da melhor maneira possível.

    "Continuaremos apoiando os atletas, consultando os atletas e seus respectivos CONs (Comitês Olímpicos Nacionais) e fornecendo-lhes as informações e desenvolvimentos mais recentes, acessíveis aos atletas em todo o mundo no site Athlete365 e por meio de seus respectivos CONs e FIs (Federações Internacionais)", declarou em nota oficial. 

    Uma das preocupações da entidade são os eventos de classificação para os Jogos, que foram interrompidos por conta do coronavírus. Apenas 57% das vagas para Tóquio 2020 estão definidas, afetando 42 das 50 modalidades da competição. Por isso, o COI se reuniu com os representantes das federações internacionais e definiu que serão criados novos critérios de classificação para a competição junto ao responsáveis de cada modalidade.

    O presidente do COI, Thomas Bach, ressaltou: `A saúde e o bem-estar de todos os envolvidos nos preparativos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 são a nossa principal preocupação. Todas as medidas estão sendo tomadas para salvaguardar a segurança e os interesses dos atletas, treinadores e equipes de apoio. Nós somos uma comunidade olímpica; nos apoiamos nos tempos bons e nos difíceis. Essa solidariedade olímpica nos define como uma comunidade. `

    Saiba mais sobre o coronavírus:

    Coronavirus