Fonte: OpenWeather

    Coronavírus


    ANTT suspende viagens internacionais por ônibus devido ao coronavírus

    Proibição tem vigência por 60 dias, podendo ser prorrogada

    O reembolso das passagens será feito de acordo com a resolução em vigor | Foto: Divulgação

    A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinou nesta quarta-feira (18), a suspensão de todas as viagens rodoviárias internacionais de passageiros, em decorrência da pandemia de coronavírus. A medida vale para os transportes de fretamento e semiurbano em região de fronteira, realizada por empresas brasileiras e estrangeiras. 

    Segundo a ANTT, a proibição tem vigência por 60 dias, podendo ser prorrogada.

    Além da suspensão das viagens internacionais, a agência também determinou que as empresas adotem medidas de higienização da frota, com a utilização de métodos que impeçam a proliferação de "vírus, bactérias, fungos, ácaros e microrganismos nocivos à saúde”.

    Entre as medidas, estão higienizar ou esterilizar após cada viagem, os pega-mãos, corrimãos, catracas, equipamentos de bilhetagem e demais superfícies onde há o constante contato das mãos dos passageiros, do motorista e do cobrador. Também deve ser disponibilizado álcool-gel 70% para os motoristas, cobradores e passageiros e, se possível, máscaras.

    A agência disse que o reembolso das passagens será feito de acordo com a resolução em vigor que prevê que o pagamento terá valor equivalente em moeda estrangeira convertida no câmbio do dia da efetivação do reembolso.

    Com relação ao transporte interestadual de passageiros, a ANTT disse que continua em operação. "Devido à situação emergencial para evitar situações que possibilitem o contágio pelo coronavírus, a agência flexibilizou a redução de frequência de horários”.

    *Com informações da assessoria