Fonte: OpenWeather

    MUNDO ANIMAL


    Bicho perigoso: conheça os escorpiões mais venenosos do mundo

    O veneno de muitas espécies pode atingir o sistema nervoso e causar paradas respiratórias

     

    | Foto: Divulgação

    Encontrar um escorpião pode ser uma experiência aterrorizante. Esses animais, da família dos aracnídeos, não apenas têm uma aparência intimidante e ameaçadora, mas também um veneno que pode ser perigoso para os seres humanos e vários animais. Por isso, para você ficar atento, preparamos uma lista com os escorpiões mais perigosos do mundo:

    Escorpião-amarelo

     

    | Foto:

    O escorpião-amarelo brasileiro (Tityus serrulatus), como o nome sugere, está em praticamente todo território nacional. A principal característica é o corpo de cor preta com extremidades amarelas. O veneno pode matar, pois ataca o sistema nervoso causando paradas respiratórias.

    Escorpião de cauda negra

     

    | Foto:

    Natural da África e Oriente, o escorpião de cauda negra (Androctonus bicolor) vive em regiões desérticas, possui apenas 9 cm e o corpo é marrom escuro. A picada pode ser letal em seres humanos, pois a toxina é de fácil absorção pelo organismo. Ele costuma atacar a noite e é bastante violento. 

    Escorpião palestino amarelo

     

    | Foto:

    Habitando a África e o Oriente, o escorpião palestino amarelo (Leiurus quinquestriatus) tem até 11 cm. Sua coloração amarela com a ponta da cauda preta é facilmente identificável. A picada dói muito e é mais letal entre crianças e cardíacos, podendo causar um edema pulmonar.

    Escorpião do Arizona

     

    | Foto:

    Com apenas 5 cm, o escorpião do Arizona (Centruroides sculpturatus) é encontrado nos Estados Unidos e México. O veneno afeta diretamente o sistema respiratório, podendo levar a vítima à morte.

    Escorpião amarelo comum

     

    | Foto:

    O escorpião amarelo comum (Buthus occitanus) está presente na Europa, sendo comum em Portugal, Espanha e algumas regiões da França. Com 8 cm, tem corpo marrom com extremidades amareladas. Com veneno doloroso, ele pode ser fatal para crianças e pessoas com a saúde debilitada. 

    Escorpião Argentino (Tityus argentinus)

     

    | Foto:

    Com 8 cm, ele é encontrado ao Norte da Argentina. Vive em lugares úmidos e o veneno ataca o sistema nervoso.

    Escorpião cinza (Tityus trivittatus)

     

    | Foto:

    Vive em cascas de árvores, armações de madeira ou locais que acumulem umidade. Tem o corpo cinza e veneno muito perigoso. Para se ter ideia, seu veneno é mais potente que o de uma cascavel! A ajuda médica é necessária imediatamente, com risco mortal. 

    Escorpião preto ou azul (Centruroides gracilis)

     

    | Foto:

    Esse é dos grandes! Chega a 15 cm e a cor varia, sendo possível encontrá-lo em diferentes tons escuros. A picada causa vômitos, coração acelerado e até mesmo a morte.

    Escorpião mexicano (Centruroides limpiduso)

     

    | Foto:

    Chegando a 12 cm, este é dos mais venenosos do mundo. O veneno é letal, atacando o sistema respiratório.

    Escorpião de Nayarit (Centruroides noxius)

     

    | Foto:

    Encontrado no México e Chile, tem uma coloração variada que dificulta sua identificação. A picada é capaz de matar, pois o veneno é muito perigoso. 

    *Com informações via Meio Norte

    Leia mais

    'Vale da morte': galinha é jogada em cativeiro de crocodilos; veja

    Cobra de 3 metros surge em para-brisa e aterroriza passageiros

    Vídeo bizarro mostra peixe tentando engolir enguia viva; confira