Fonte: OpenWeather

    PAPA


    Papa Francisco reage bem e se recupera após cirurgia

    O pontífice foi operado neste domingo (4) para tratar condição no intestino

     

    Francisco sofre de estenose diverticular sintomática do cólon
    Francisco sofre de estenose diverticular sintomática do cólon | Foto: Reprodução

    Manaus - O Papa Francisco reagiu bem após a cirurgia a que foi submetido neste domingo (4), de acordo com comunicado do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. 

    “O Santo Padre, internado à tarde no Hospital A. Gemelli, foi submetido à noite a uma operação cirúrgica programada para tratar uma estenose diverticular do cólon”, informou Bruni. Segundo Bruni, o papa Franscisco “reagiu bem à operação”. 

    O hospital onde o papa Francisco foi operado é um extenso espaço de tratamento e escola de medicina administrado por católicos e localizado na parte norte de Roma. Tradicionalmente a instituição trata os papas e uma parte de seu 10º andar está permanentemente reservada para eles.

      Algumas horas antes da cirurgia, o papa realizou sua benção de domingo para milhares de pessoas que estavam na Praça de São Pedro e anunciou uma viagem para a Eslováquia e para Budapeste em setembro.  

    Francisco sofre de estenose diverticular sintomática do cólon, uma condição em que bolsas em forma de saco se projetam da camada muscular do cólon, fazendo com que se torne estreito. Além de causar dor, a condição pode causar distensão abdominal, inflamação e dificuldade para evacuar.

    O Papa às vezes fica sem fôlego porque uma parte de um de seus pulmões foi removida após uma doença quando ele era jovem e morava na Argentina, sua terra natal.

    Leia mais:

    751 túmulos de indígenas são encontrados em província no Canadá

    Igrejas católicas são incendiadas após descoberta de ossadas no Canadá

    Papa ironiza situação no Brasil: "muita cachaça e pouca oração"