Fonte: OpenWeather

    Atendimento Médico


    Menina espera dois dias para retirar moeda do esôfago

    Família da criança esperou 48h para fazer endoscopia, mas a retirada da moeda levou apenas 10 minutos

    Menina esperou dois dias para ser transferida para um hospital que realiza exames de endoscopia. | Foto: Divulgação

    Uma menina de seis anos, identificada como Ashley Lavínia Linhares teve que ficar dois dias com uma moeda de R$ 0,50 entalada no esôfago. A espera para fazer o exame de endoscopia durou mais de 48h, mas o objeto foi retirado neste sábado (31) com procedimento que levou apenas 10 minutos. As informações foram repassadas pela família da criança, que vive em Guarujá, no litoral de São Paulo.

    Ashley estava internada no Pronto Socorro Dr. Matheus Santamaria desde a última quinta-feira (29). Como a unidade não faz exames de endoscopia, a menina permaneceu até este sábado sem poder comer nem beber, à espera de uma transferência para a Santa Casa de Santos, no município vizinho. 

    Ashley engoliu a moeda enquanto brincava.
    Ashley engoliu a moeda enquanto brincava. | Foto: Arquivo Pessoal

    A tia de Ashley, Francyne Ribeiro Costa, 20, contou à imprensa local que a família precisou brigar muito na porta do hospital para que arranjassem uma vaga para sua sobrinha.

    Francyne relatou que a criança engoliu a moeda, na noite da última quarta-feira (28), enquanto brincava de colocar o objeto na boca. Segundo a tia, Ashley foi dormir sem contar o ocorrido à família, que só descobriu no dia seguinte o que tinha acontecido. A menina foi levada ao Pronto Socorro às pressas, onde o exame de raio-x revelou que a moeda estava presa no esôfago. 

    De acordo com a tia,  Ashley está bem e já está liberada para comer, mas deve ficar internada por mais um dia por precaução. A família prometeu redobrar os cuidados para garantir que a menina fique longe de moedas.