Fonte: OpenWeather

    Coronavírus


    OMS e Enap oferecem curso gratuito sobre coronavírus

    Serão dados esclarecimentos sobre efeitos da doença

    A OMS declarou pandemia para o novo coronavírus | Foto: RALPH ORLOWSKI

    A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) está oferecendo, em Brasília, formação sobre os vírus respiratórios emergentes, incluindo o novo coronavírus.

    O curso, online e gratuito, é uma ação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que agentes públicos e qualquer pessoa interessada tenham esclarecimentos sobre a doença, batizada de Covid-19.

    As inscrições estão disponíveis na página da Escola Virtual. O conteúdo do curso inclui métodos para detecção de surtos respiratórios, comunicação de risco e envolvimento comunitário e resposta.

    Os coronavírus são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Médio Oriente (Mers) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars).

    A Covid-19 foi anunciada no fim de 2019 em Wuhan, na China, e ainda não havia sido identificadao anteriormente em humanos. No Brasil, há 52 casos confirmados da doença e 907 em investigação.

    Na quarta-feira (11), a OMS declarou pandemia para o novo coronavírus, quando uma epidemia grande surto que afeta uma região se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Atualmente, há mais de 115 países com casos declarados do Covid-19.

    A questão da gravidade da doença não entra na definição da OMS de pandemia, que leva em consideração apenas a disseminação geográfica rápida que o vírus tem apresentado.