Fonte: OpenWeather

    Imunização


    Vacinas com insumos nacionais deverão ser entregues em setembro

    Previsão foi divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz

     

    De acordo com Zuma, prazo é longo porque há um processo obrigatório a ser seguido
    De acordo com Zuma, prazo é longo porque há um processo obrigatório a ser seguido | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

    As primeiras doses de vacinas produzidas com Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional, fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), devem ser entregues ao Ministério da Saúde a partir de setembro. A previsão é do diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma.

    Ele participou, juntamente com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, da assinatura de um memorando científico e tecnológico entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fiocruz, na sede da entidade, no Rio.

    "

    Nós vamos ter que produzir alguns lotes, para que tenha validação. A gente acredita que setembro e outubro a gente possa receber essa autorização da Anvisa e poder liberar doses para o Ministério da Saúde "

    Maurício Zuma,

     

    Segundo Zuma, o prazo é longo porque há um processo obrigatório a ser seguido que inclui adequações nas instalações de Bio-Manguinhos.

    "

    A nossa expectativa é que maio ou junho a gente já esteja começando a produção do IFA nacional. Isto é um processo, leva um tempo "

    Maurício Zuma,

     


    Brasil

    O ministro Queiroga lembrou que a produção de vacinas no Brasil está aumentando e que o país já é um dos que mais imunizam a população contra a covid-19 em todo o mundo.

    "

    É uma conquista das nossas duas instituições, Fiocruz e Butantan. Isso assegura o cumprimento da meta de 1 milhão de vacinados por dia. E vamos ampliar. Com a autonomia na produção do IFA, vamos ter mais vacinas ainda na Fiocruz e outras vacinas "

    Marcelo Queiroga,


    Perguntado sobre a intenção de empresas em importar vacinas para imunizar seus empregados e familiares, o ministro disse que se tratava de legislação aprovada no Congresso, que deve ser cumprida por todos os cidadãos.


    * Com informações da Agência Brasil


    Leia Mais:


    Caso Henry: vereador Dr. Jairinho tem salário e mandato suspensos

    Prazo de inscrições para o Sisu termina nesta sexta-feira (9)

    Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, morre aos 99 anos