Fonte: OpenWeather

    Pandemia


    Butantan deve receber no sábado mais 6 mil litros de IFA

    Instituto já entregou 52 milhões de doses de vacina ao governo federal

    A última remessa de insumos para a CoronaVac chegou no dia 25 de maio, com 3 mil litros | Foto: Divulgação

    No próximo sábado (26), o Instituto Butantan deve receber mais 6 mil litros de insumo farmacêutico ativo (IFA), suficientes para produzir cerca de 10 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra a covid-19.

    Segundo o governador de São Paulo, João Doria, os insumos, provenientes da China, devem chegar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. "A autorização já foi emitida pelo governo da China. O embarque já está preparado. Estamos aguardando apenas autorização para que o voo fretado, que está em Bruxelas, na Bélgica, possa seguir até Pequim para o embarque de 6 mil litros de IFA e chegada no Aeroporto de Viracopos no próximo sábado", disse Doria.

    A última remessa de insumos para a CoronaVac chegou no dia 25 de maio, com 3 mil litros.

    A produção das vacinas pelo Instituto Butantan, que prevê processos de envase, rotulagem, embalagem e controle de qualidade, leva cerca de 20 dias.

    A expectativa do Instituto Butantan é de entregar 100 milhões de doses da vacina ao Ministério da Saúde até agosto, cumprindo o estabelecido em contrato assinado com o governo federal.

    De acordo com Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, a expectativa é de que cheguem mais 12 mil litros de insumo em julho e 12 mil litros em agosto, suficientes para uma produção total de 40 milhões de doses da vacina.

    Até o momento, 52 milhões de doses da CoronaVac já foram entregues ao Ministério da Saúde para o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

    *Com informações da Agência Brasil

    Leia Mais

    15 mil são vacinados contra a Covid-19 em Manaus, nessa terça-feira