Fonte: OpenWeather

    Gastronomia


    Como fazer a rabada com pouca gordura e que desmancha na boca

    O Em Tempo vai ensinar você a preparar uma rabada de cair o texto... ops, o queixo

    Rabada deliciosa para toda a família
    Rabada deliciosa para toda a família | Foto: Divulgação


    Uma rabada bem feita tem o seu valor, não é mesmo? O Em Tempo vai ensinar você a preparar uma rabada de cair o texto... ops, o queixo.

    Além de respeitar os passos do preparo, você deve se ligar nessa dica de Masterchef. "Antes de colocar as batatas, resfrie a rabada para a gordura subir. Retire o excesso e retorne a panela para o fogo". Não entendeu? Dá uma olhada na receita que você vai entender tudo!

    Ingredientes

    1 rabo bovino cortado e limpo

    30 g de alho triturado

    100 g de cebola

    100 g de tomate

    3 folhas de louro

    1 raminho de alecrim

    Sal e pimenta-do-reino a gosto

    1 linguiça defumada fatiada

    200 g de bacon cortado em cubos

    1 kg de batata

    2 molhos de agrião

    4 colheres (sopa) de azeite

    Modo de preparo

    Faça uma marinada com o alho, cebola, louro, alecrim, sal, pimenta e o azeite.

    Coloque a rabada nessa marinada, cubra com filme plástico ou coloque em um saco plástico e deixe na geladeira por uma noite. Retire o rabo da marinada e sele em uma frigideira ou panela bem larga. Deixe dourar um pouco, esse processo deve levar uns 15 minutos.

    Em seguida, retire o rabo e reservar. Na mesma panela, coloque toda a marinada para aproveitar tudo o que ficou grudado no fundo da panela. Adicione o tomate, o bacon e a linguiça e reserve. Em uma panela de pressão, coloque o rabo e o molho que resultou do refogado da marinada.

    Cubra com água dois dedos acima da rabada. Cozinhe por 30 minutos com a panela tampada. Após esse tempo, destampe a panela e siga com o cozimentos por mais 20 minutos. Adicione as batatas e cozinhe por mais 10 minutos. Apague o fogo e adicione o agrião. Sirva com polenta e arroz branco.