Fonte: OpenWeather

    Amazônia


    Vai um açaí branco aí? conheça a outra versão da fruta Amazônica

    A demanda pela polpa é tão significativa que já existem plantios racionais da fruta

    Açaí branco | Foto: Divulgação

    MANAUS (AM) - Comer açaí sem manchar os dentes momentaneamente? Já pensou? Pois isto é possível! A famosa fruta amazônica possui uma variedade rara de coloração clara: o açaí branco – também chamado de açaí tinga. Com o mesmo sabor do ‘irmão’ roxo, ele possui consumidores fiéis que chegam a pagar até o dobro pelo produto. A demanda pela polpa é tão significativa que já existem plantios racionais da fruta.

    O açaí branco é um pouco mais caro do que o açaí convencional e não tem presença de antocianina, que é responsável pelo pigmento roxo. Porém, possui os mesmos benefícios para a saúde. As duas variedades do açaí são ricas em proteínas, fibras, ferro, fósforo, cálcio e potássio. Eles também contêm vitaminas B1, C e E, o que garante um bom funcionamento do sistema nervoso.

    Além da coloração e do preço, os açaís diferem no valor nutricional “basicamente no teor de polifenóis (antocianinas) e de lipídios”, como explicou a engenheira e pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Ocidental, Socorro Padilha.

     

    Açaí branco
    Açaí branco | Foto: Divulgação

    No Pará, onde o açaí branco é mais apreciado, o consumo ocorre da mesma forma que o roxo: em polpa processada in natura ou congelada, como picolé ou sorvete.

    A engenheira ressalta que não se trata de uma espécie diferente do açaí já conhecido. Na verdade, o branco é um ecotipo que ocorre naturalmente nas populações das espécies de açaizeiro ao longo do estuário amazônico. “Fizemos coleta de açaí branco em no baixo [rio] Tocantins, em Baião, Cametá e Igarapé Mirim, e na Ilha de Marajó, em Anajás e em outros locais”, disse Socorro. O açaí branco é mais estudado pela Embrapa Amazônia Oriental, sediada no Pará, mas também há registros dele no

    Açaí tem um forte valor nutricional

     

    Açaí branco
    Açaí branco | Foto: Divulgação

    Antes de mais nada é bom lembrar os benefícios que o açaí oferece de uma maneira geral, seja lá qual for a sua espécie. O primeiro deles é que, como outros tipos de palmito, ele é rico em vitaminas C, E e as do complexo B, fortalecendo o nosso sistema imunológico e prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, é fonte de fibras, ajudando a regular o intestino e a combater a prisão de ventre. O açaí possui também grande quantidade de cálcio, o que facilita o ciclo menstrual das mulheres, além de fazer bem para o coração. Como se não fosse o suficiente, estudos já mostraram que ele ainda pode diminuir e combater disfunções cerebrais, que levam à bipolaridade.

    Leia Mais

    A demanda pela polpa é tão significativa que já existem plantios racionais da fruta.

    *Com informações da Fapeam

    <<<<<<< HEAD ======= >>>>>>> e5a666b371d90e4920345db9572e28a6ed1fabe8