Gastronomia
Chef´s renomados de Manaus dão dicas de pratos saudáveis para o Natal
Chef´s de cozinhas dão dicas de como preparar comida no Natal para quem faz dieta

Manaus - Fim de ano chegando e com ele vêm as aguardadas festas de Natal e o Réveillon. Muitas pessoas, por fazerem dieta, acabam deixando de cear com a família por acharem que as comidas servidas nestes períodos podem engordar. Mas, você sabia que não precisa deixar de comemorar as festas com os familiares por causa disso? O Em Tempo procurou alguns dos mais renomados chef's de cozinha do Amazonas para elaborar pratos deliciosos e mais saudáveis.

Para acompanhar os ingredientes comuns na mesa dos brasileiros durante o banquete de Natal, o chef Dedé Parente, da Cachaçaria do
Dedé, traz uma dica de como preparar uma salada especial de bacalhau, que ele intitulou de “salada de bacalhau manauara”. O prato está no cardápio do restaurante há mais
de dez anos.
“Essa salada de bacalhau, feita pela casa, é uma opção leve e fácil de fazer. Os ingredientes são: azeite, bacalhau, cenoura, batata, azeitona portuguesa, cebola, pimentão amarelo, verde e vermelho, ovos e alface", relatou.

Modo de preparo
O bacalhau deve estar fresco para o preparo. De acordo com o chef, é necessário colocar sal no peixe e refogá-lo no azeite. Depois, junte a cebola cortada (tome cuidado para não deixar muito grossa), os três tipos de pimentões, a cenoura (já cozida), a batata, a azeitona e a alface.
Desligue o fogo e regue a salada com mais azeite. Por último, ponha os ovos cozidos cortados.

Arroz natalino
A chef Ana Galotta traz uma outra dica incrível. Segundo ela, você pode substituir o arroz branco natalino pela deliciosa receita com arroz integral, amêndoas tostadas e passas.
“O arroz integral é rico em fibras, vitaminas e minerais. Uma excelente opção para quem não quer exagerar no carboidrato”, disse.
O arroz integral emagrece em relação ao branco, e é a melhor escolha em termos nutricionais. Ele é mais fácil de digerir por ser mais leve no estômago e é rico em proteínas, tiamina, cálcio, magnésio, fibras e potássio. Já as amêndoas, segundo especialistas em nutrição, acelera o processo de emagrecimento se consumida sem excessos.
Seguindo o mesmo conceito das amêndoas com relação a quantidade ingerida, as uvas passas também ajudam a emagrecer. Elas são compostas de 67 a 72% de frutose (açúcar), oferecem energia quase que instantânea ao corpo e são livres de colesterol e gordura. Nutritivo e saboroso, o arroz indicado pela chef Ana Galotta vale a pena estar na sua mesa neste fim de ano.
Ingredientes
- Uma medida (xícara) de arroz integral
- Três medidas (xícaras) de água fervente
- Dois dentes de alho picadinhos
- 1/2 cebola picada
- Duas colheres (sopa) de azeite ou óleo
- Sal a gosto
- Uma medida e 1/2 de amêndoa laminada
- Uma medida de uva passa
De acordo com Ana Galotta, em uma frigideira aquecida toste as amêndoas.
"Cuidado para não queimar e depois reserve as amêndoas”.
Para preparar o arroz, basta você aquecer o azeite em uma panela, refogar o alho e a cebola. Acrescentar o arroz (não precisa lavar) e refogar mais um pouco. Depois, você adiciona o sal a gosto e a água fervente.
A chef alerta que a pessoa deve diminuir o fogo e mantê-lo na mesma temperatura até secar a água. Isso deve ocorrer entre 20 e 30 minutos. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por uns 5 minutos antes de finalizar.
Depois é só soltar o arroz com um garfo delicadamente. Acrescente a uva passa e misture delicadamente. Por último, acrescente as amêndoas tostadas. Pode reservar um pouco das castanhas e colocar por cima para finalizar.
Frango light
Outra chef que traz um prato light é Luciana Fellicori. Segundo ela, as pessoas que têm um cardápio mais elaborado para evitar a gordura, podem preparar uma salada de frango desfiado.
Asse o frango com temperos a gosto e depois desfie. Junto com o ingrediente principal misture em um recipiente a cenoura ralada, a abobrinha talada e a alface americana cortada.
Para deixar o prato ainda mais delicioso, você pode temperar a salada com iogurte natural, azeite, manjericão e sal.
“Esse prato atende as pessoas de dieta. É um prato completo, de fácil digestão e sem gordura”, disse a chef.
Alimentação saudável
O Portal Em
Tempo se preocupa com a saúde dos seus leitores e também procurou a nutricionista
manauara Jullyanne Strapasson, que hoje exerce sua profissão nos Estados Unidos
(EUA), para explicar como manter o corpo em boa forma se alimentando de forma saudável.
“Todo mundo quer ter o corpo perfeito e quando chega o fim do ano, não quer cear com a família, com medo de engordar. Mas as pessoas podem sim comer e não se preocupar em engordar. Basta seguir algumas regras, como por exemplo, comer com moderação, evitar refrigerantes, evitar comer gorduras, principalmente, a pele do peru. Você pode substituir o doce por frutas de sua preferência”.
Segundo ela, quando o assunto é salada, a pessoa pode exagerar de leve. Porém, é preciso ter consciência e cuidado com os molhos prontos para saladas, pois eles contêm sódio em excesso.
“Importante temperar a salada com temperos naturais. Quanto mais natural a comida, melhor. Além disso, deve-se evitar os industrializados, ”explicou a nutricionista.
Edição: Bruna Souza
Leia mais
Especialista dá dicas para escolher o vinho ideal para a ceia de Natal
Ceia de Natal receberá pessoas em situação de rua em Manaus
Receita de Natal Aprenda a fazer biscoito decorativo para a ceia de Natal