Fonte: OpenWeather

    Cultura


    Melhores do hip hop 2012 serão eleitos em votação pela internet

    A dança é uma as categorias em votação – foto: divulgação
     
    Em votação, pela internet, o público vai eleger os melhores da cultura hip hop de Manaus no ano de 2012. Ao todo, 22 categorias estão listadas no site canoasonora.blogspot.com.br (Rap com Taperebá) para serem avaliados.
     
    O público em geral está apto a votar, incluindo profissionais e simpatizantes do segmento. O resultado será divulgado e os vencedores premiados no dia 24 de fevereiro, no Nativos Bar, no Centro.
     
    A iniciativa faz parte das atividades do projeto social Espaço Favela, que atua há pelo menos 13 anos na cidade de Manaus, sob a tutela do DJ MC Fino.
     
    “Esta é a primeira vez que pensamos em promover algo como essa premiação. O diferencial em relação às demais eleições que já ocorreram por aqui é que, desta vez, são as pessoas que estão votando naqueles nomes que julgam, de fato, serem os mais representativos e que ganharam destaque em 2012”, afirma Fino.
     
    Ele explica que não há formação de comissão julgadora, tampouco se trata de uma eleição que privilegia grupos ou pessoas que ‘surgiram’ no ano passado. “Todos os que trabalham e desempenham seus talentos, estão concorrendo”, completa. A lista dos indicados também foi resultado de indicação do público.
     
    Categorias As categorias para votação são dança – subdividida em popping, power moving, krump, new style, free style e tricks (uma das mais recentes inovações do meio hip hop); beatmaker; hit do ano; videoclipe; artista solo; artista revelação; DJ revelação; DJ de baile; MC de freestyle; CD de rap; mix tape; grupo; escalada; grafitti; pixo; bomb; e artista do ano.
     
    “O prêmio é um troféu. Nossa intenção é incentivar mesmo toda a classe, sobretudo os mais novos, para se inserirem cada vez mais nos elementos da cultura hip hop”, diz Fino, falando sobre a divisão entre conhecimento; break; música (rap, MC); e grafitti. Diariamente, desde o último dia 23 de janeiro, o site recebe, em média, 800 visualizações.
     
    Para o dia da premiação, MC Fino confirma a presença de três grupos do cenário hip hop como atrações culturais: “Organização Criminal”, criado na Zona Norte; “P8 Crew”, da Zona Centro-Sul; e “Distrito 13”, originário do Centro.
    O projeto Espaço Favela, segundo Fino, tem o objetivo de, por meio da cultura hip hop, promover o que chama de “resgate social” de pessoas que, em sua maioria, vivem em situações de risco.
     
    Para atingir o objetivo proposto, o Espaço Favela oferece todos os dias, de segunda a sexta-feira, oficinas gratuitas sobre a cultura hip hop, separadas por especialidades. As aulas acontecem em ambiente cedido por uma igreja evangélica, no bairro Jorge Teixeira, onde também está localizada a sede do projeto.