Fonte: OpenWeather

    Teatro


    Ópera na carroça: família leva teatro e alegria às crianças do AM

    Grupo de teatro de marionetes apresenta seus espetáculos numa carroça-teatro, atendendo um convite especial do Festival Amazonas de Ópera

    Pequeno Teatro do Mundo | Foto: Arquivo Pessoal

    Manaus - O Pequeno Teatro do Mundo, uma companhia itinerante de teatro de marionetes que apresenta seus espetáculos numa carroça-teatro e é formada por Fabiana Vasconcelos Barbosa e Fábio Retti, está percorrendo os municípios do Amazonas com a obra “L’enfant et les Sortilèges” (“O Menino e os Sortilégios”), do compositor e pianista francês Maurice Ravel (1875-1937).

    Unindo o erudito ao lúdico, o objetivo é facilitar o acesso à ópera aos pequenos e ao público em geral. O grupo já apresentou a “Ópera Mirim” no Teatro Amazonas, na Associação de Apoio à Criança com HIV – Casa Vhida, nos hospitais infantis Dr. Fajardo e Joãozinho. E também vai apresentar nos municípios do Santa Isabel do Rio Negro (17/5) e Benjamin Constant (18/5), no Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Zilda Arns (29/5).

     O grupo já apresentou a “Ópera Mirim” no Teatro Amazonas
    O grupo já apresentou a “Ópera Mirim” no Teatro Amazonas | Foto: Arquivo Pessoal

    Toda a concepção e criação dos objetos cênicos, desde a carroça até os bonecos, foi realizada pelo casal. A ideia surgiu após uma turnê pelo Nordeste, com a Cia do Tijolo, ela como atriz e ele, iluminador. A experiência os fez constatar que seria possível realizar algo em parceria, levando os filhos junto com eles durante o projeto.

    As peças do Pequeno Teatro do Mundo são feitas em uma carroça - que leva até o público todos os elementos técnicos de um grande teatro de ópera, podendo ser apresentado em diferentes espaços, como praças, parques, quadras, etc. A iniciativa prova que a ópera pode ser tão divertida quanto qualquer outra brincadeira.

    Unindo o erudito ao lúdico, o objetivo é facilitar o acesso à ópera aos pequenos e ao público em geral.
    Unindo o erudito ao lúdico, o objetivo é facilitar o acesso à ópera aos pequenos e ao público em geral. | Foto: Arquivo Pessoal

    Suspenso por algumas cordas, um personagem perambula em um pequeno palco e conta como é ser criança e a dificuldade de lidar com as emoções da infância.

    O casal é de Bragança Paulista, município do interior de São Paulo, e leva os filhos para todos os locais do país. O objetivo é percorrer o mundo e eles já começaram a preparar o roteiro e a cenografia das próximas peças.

    “Nós viemos a convite do Festival Amazonas de Ópera e está sendo uma experiência enriquecedora estar aqui no Amazonas, principalmente, em poder mostrar a magia das marionetes para as crianças. O objetivo é levar o teatro a todos cantos do planeta”, conta Fabiana.

    Leia Mais

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    ‘Ópera Mirim’ une erudito ao lúdico e encanta crianças na Casa Vhida

    Dia das Mães terá concerto especial no Festival Amazonas de Ópera