Fonte: OpenWeather

    Cultura


    Inicia nesta quarta discussão sobre editais de apoio à cultura no AM

    Cerca de 300 artistas e os promotores artísticos da área musical abrem o calendário de reuniões com a Secretaria de Estado da Cultura para discutirem editais de apoio à produção cultural, nesta quarta-feira (20).
    A reunião será às 15h30, no Palacete Provincial, cuja pauta inclui Festival Amazonas de Rock, Festival Amazonas de Música, Festival Amazonas Jazz, Proarte e Edital de Programação Artística.
    Será um total de 12 segmentos, envolvendo ainda cinema, teatro, literatura, artes circenses, cultura popular e pontos de cultura, para citar alguns. Todos serão beneficiados com apoio à produção cultural em 2013.
    As reuniões acontecerão, justamente, para os próprios artistas e promotores decidirem como e com quanto realizarão as atividades. Assim, democraticamente, o governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, reforçará seu incentivo a quem faz cultura no Estado.
    Para o secretário de Cultura, Robério Braga, o objetivo é que o processo de definição de todas as ações, inclusive financeira, seja o mais transparente e participativo possível. “Daí, avisamos desde dezembro as reuniões para que os fazedores de cultura se preparassem com antecedência”, disse.
    De acordo com o secretário, tão logo fiquem definidas todas as 12 quotas, os editais serão lançados para que os artistas e promotores de arte e cultura concorram com seus projetos. Isso significa apoio financeiro ainda ao longo de 2013. Essa politica de editais é antiga, que vem sendo incrementada a cada ano com recursos próprios do Estado.