Filme brasileiro


Última semana de ‘Bacurau’ no Casarão de Ideias

O filme foi premiado no Festival de Cannes e recentemente foi eleito o melhor filme em festival na Espanha

O diretor do filme anunciou também o lançamento nas plataformas digitais e físicas.
O diretor do filme anunciou também o lançamento nas plataformas digitais e físicas. | Foto: Reprodução

Manaus - Após grande repercussão internacional, tendo conquistado até o prêmio do júri do Festival de Cannes, Bacurau estreou nos cinemas brasileiros em agosto e, desde então, já passou da marca de 500 mil espectadores, em mais de 300 salas ao redor do País. Na capital amazonense, o filme estreou no dia 19 de setembro e segue para a décima semana em cartaz na sala de cinema do Casarão de Ideias, localizado na rua Barroso, Centro de Manaus.

O diretor e fundador do centro cultural, João Fernandes, afirma que mais de 1.500 pessoas já assistiram ao filme e que esta é a última semana que Bacurau ficará em cartaz.

“O Cine Casarão funciona de quinta-feira a domingo e, juntando todas as sessões, mais de 1.500 pessoas assistiram ao filme. O interessante é que todas as pessoas que vieram assistir não compraram no mesmo dia da sessão, compraram com um ou dois dias de antecedência. Podemos ver a valorização do cinema nacional. Vemos o quanto as pessoas querem assistir, principalmente neste contexto político-social atual”, comentou o diretor.

A recepção pelo público amazonense foi tanta que muitos já foram assistir ao filme mais de uma vez. Este é o caso do estudante Waldick Junior, de 20 anos, que costuma visitar frequentemente o Casarão.

Cartaz de divulgação do filme
Cartaz de divulgação do filme | Foto: Reprodução

“Adorei o filme. Aguardei a estreia ansioso e, quando saiu, fiquei muito feliz porque entrou em cartaz em grandes cinemas da cidade. Isso demonstra a importância da força do cinema brasileiro. Assisti três vezes e, desde a primeira, superou minhas expectativas, principalmente por conter diversas metáforas sobre o que é ser brasileiro e também o nosso processo de colonização violenta”, confessou Waldick.

João Fernandes comentou que esta é a última semana do filme em cartaz e que os interessados podem assistir em duas sessões: no sábado (30), às 18h, e no domingo (1º), às 19h. Os valores dos ingressos variam de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).

Lançamento nas plataformas digitais

Após a temporada de exibição dos cinemas, “Bacurau” ganhou data para chegar à mídia digital. O lançamento ocorre em duas fases: no dia 29 de novembro, o filme chega aos serviços on demand da Net, Sky, Looke, Vivo e Oi. Alguns dias depois, em 1º de dezembro, é a vez do Google Play e iTunes receberem a obra.

O filme também terá lançamento em mídia física. Nas redes sociais, o diretor do filme, Kleber Mendonça Filho, adiantou que a versão em DVD chega ainda em 2019, em dezembro, enquanto o Blu-ray é previsto para janeiro de 2020 - ambos sem data, mas com extras.

Sônia Braga, que protagonizou "Aquarius" também faz parte do elenco de "Bacurau"
Sônia Braga, que protagonizou "Aquarius" também faz parte do elenco de "Bacurau" | Foto: Reprodução

Sinopse

O enredo do filme se passa num futuro próximo em Bacurau, povoado de Pernambuco, que dá nome ao longa. Após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, matriarca local, os moradores do sertão descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade.

Assassinatos estranhos começam a ocorrer e atormentam os moradores. Após isso, os habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Reúnem-se com a intenção de identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

Além de Sônia Braga, que protagonizou “Aquarius”, o elenco conta com Udo Kier, Silvero Pereira, Thomaz Aquino, Bárbara Colen, Wilson Rabelo, Carlos Francisco, Karine Teles, Antonio Saboia, Lia de Itamaracá, Jonny Mars, Alli Willow e James Turpin.

Somando ao prêmio do júri no Festival de Cannes, Bacurau também saiu vencedor nos festivais de Lima, Munique, Sydney e o mais recentemente em Málaga,na Espanha.