Fonte: OpenWeather

    Espetáculo


    Inspirado em Shakespeare, 'Lady Macbeth' é apresentado em Manaus

    Além de "Macbeth", a artista amazonense elaborou a dança-teatro sob influências da coreógrafa alemã Pina Bauch

    O espetáculo acontece no dia 7 e 14 de dezembro a partir das 19h, no Teatro da Instalação, Centro de Manaus
    O espetáculo acontece no dia 7 e 14 de dezembro a partir das 19h, no Teatro da Instalação, Centro de Manaus | Foto: Fabrício Lira

    Manaus - Abordando questões pessoais da artista, além de inspirações da obra Macbeth, do escritor e dramaturgo inglês William Shakespeare, e das obras produzidas pela coreógrafa alemã Pina Bausch nos anos de 1977 e 1978, a amazonense Demmy Ribeiro apresenta o espetáculo de dança-teatro “Lady Macbeth”, a partir das 19h deste sábado (7) e, no próximo dia 14 de dezembro, no Teatro da Instalação, localizado na rua Frei José dos Inocentes, Centro de Manaus. A entrada é gratuita.

    O espetáculo, que tem aproximadamente 60 minutos, com direção de Demmy Ribeiro e produção técnica de Cairo Vasconcelos e Eduardo Amaral, tenta contextualizar as similaridades existentes entre as peças coreográficas, além de trazer uma reflexão com os temas: amor, morte, busca pelo poder, como forma crítica da sociedade atual.

    Além de dançarina e professora, Demmy Ribeiro também é pesquisadora no programa de Mestrado em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA-UEA), sob orientação do professor Dr. Luciano Souto. Ela conta que o interesse por interpretar esta obra surgiu há aproximadamente sete anos.

    | Foto: Fabrício Lira

    “Faz aproximadamente sete anos que eu pesquiso sobre essa coreógrafa. Eu já havia pesquisado sobre a peça Café Müller, da Pina Bauch. Há um tempo atrás, chegou ao meu conhecimento que muitos teóricos afirmavam que essa peça seria uma autobiografia da coreógrafa. Porém, ao realizar pesquisas científicas com intuito de tentar compreender mais a fundo, percebi que na verdade Pina se inspirou nas obras da Lady Macbeth. Durante a pesquisa, consegui encontrar muitas similaridades com a protagonista do William Shakespeare, nas intenções coreográficas,principalmente”, comentou Demmy.

    A artista confessa que sua inquietação foi o fator motriz para dar início ao espetáculo de sua autoria e que os temas apresentados possuem grande relevância para o contexto contemporâneo.

    “Eu acredito que seja isso a minha motivação, minha curiosidade, minha vontade de querer entender a personagem. Tem uma relação com a atualidade. As temáticas são bem fortes, as peças são bem marcantes e consideradas atemporais. Tem muito significado com o contexto da sociedade atual”, detalhou a artista.

    O espetáculo tem aproximadamente 60 minutos
    O espetáculo tem aproximadamente 60 minutos | Foto: Thiago Menezes

    Além disto, a montagem coreográfica possui contribuições artísticas nas residências realizadas com os intérpretes do Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, Eddie Martínez e Morena Nascimento e a última com o intérprete Shamel Pitts do Batsheva Dance Company de Israel.

    Foram 2 processos criativos realizados, o primeiro em 2018, que recebeu o título de Ensaio sobre Lady Macbeth, e este de 2019 apenas como Lady Macbeth, que teve o apoio cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC) e ao fomento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC) do governo federal.

    Serviço:

    O que: Espetáculo dança-teatro “Lady Macbeth”

    Quando: 7 e 14 de dezembro de 2019

    Onde: Teatro da Instalação, localizado na rua Frei José dos Inocentes, Centro de Manaus.

    Acesso: Gratuito.