Moda nas festas


Profissionais da moda no AM dão dicas para as festas de fim de ano

O Portal EM TEMPO conversou com os especialistas em moda e separou algumas dicas para ninguém errar no look

Veja dicas do que usar nas festas de fim de ano
Veja dicas do que usar nas festas de fim de ano | Foto: Reprodução

Manaus - As festas de fim de ano estão próximas e, se você ainda não escolheu a produção – seja o Natal ou Ano Novo –, não se preocupe, o EM TEMPO separou dicas com especialistas de moda Edinho Serrão e Cristiane Batista sobre as tendências do momento.

A primeira dica para acertar no look é saber onde será a comemoração. O mais comum é comemorar o Natal em família. A data é a oportunidade perfeita para trocar presentes e rever os familiares distantes. A aposta para o ambiente são roupas confortáveis e informais.

“Para o natal, não necessita de tanta produção. A festa em si chama para o básico, mas a única coisa que não sai de moda no Natal são as cores vermelha e preta. O ideal é apostar no simples e nas cores”, afirma Edinho.

Vestidos confortáveis são a pedida para o Natal
Vestidos confortáveis são a pedida para o Natal | Foto: Reprodução

Vestidos com botões frontais

Em alta, os vestidos com grandes botões frontais dão um charme ao look informal. Dessa vez, em saias longas e vestidos, é ideal para quem não quer usar salto. O modelo combina com tênis, sapatilhas e sandálias com brilho. Além de ser uma boa pedida para quem não quer gastar muito, a opção não sai de moda.

Quem aposta em estilo, a calça pantacourt é a pedida
Quem aposta em estilo, a calça pantacourt é a pedida | Foto: Reprodução

Calça Pantacourt

Quem voltou com tudo foi ela. Com listras, cores fortes, laços e flores, a calça pantacourt é ideal para quem deseja conforto. Por ser um tecido mais leve, pode ser usado nos dias mais quentes, comum na nossa região. Você pode usar com camisetas divertidas e é sempre bom ficar atenta com a melhor estampa que combine com sua silhueta. A combinação fica perfeita para mulheres altas.

A aposta de peças duplas chega com tudo para quem não tem medo de errar. Além de não fugirem da moda, as peças podem ser usadas em outras ocasiões, de acordo com a necessidade da pessoa. Não é aquele look que você compra e se arrepende depois. “Depois das festas natalinas, essas peças podem serem usadas com outras combinações e próprias para o dia a dia”, afirma Cristiane Batista.

Vestido com camisa por baixo

O estilo noventista voltou com tudo para 2019 e pode ser usada em 2020 com toda a certeza. A composição blusa neutra e vestido em contraste deixa com ar mais jovial e confortável. O modelo favorece quem opta pelo simples e neutro.

Os macacões voltaram com tudo para 2019
Os macacões voltaram com tudo para 2019 | Foto: Reprodução

Macacões

Os macacões voltaram com tudo. Em todos os modelos, estilos, cores e cumprimentos fazem parte daquele básico de uma peça só. A peça deixa o look mais moderno, pode ser usado com poucos acessórios e com aquele saltinho básico. Pode ser usado nesse ambiente familiar e também em uma ocasião mais formal. Só há um cuidado com peças que te deixem confortável e cores que ressaltam a cor da pele.

Moderno e chique

As composições de couro falso voltaram para 2019 e tendem a seguir em 2020. As peças saem do básico e dão modernidade para quem vai para uma festa mais formal, como as confraternizações da empresa e aquela troca de presentes no amigo secreto. O salto precisa compor esse look, seja com saia ou calça. A dica é unir com outra textura mais leve, como a renda.

A aposta é cheia de brilho
A aposta é cheia de brilho | Foto: Reprodução

Réveillon

Diferentemente do Natal, os looks da festa da virada tendem a ser mais trabalhados. O brilho será o fator essencial para a escolha da roupa, segundo Edinho Serrão. Os locais mais procurados para a festa são praias, clubes e sítios. Quem opta a mudança de ano em um lugar com areia pode apostar em algo mais despojado e confortável.

“Ano Novo é a época perfeita para o brilho, paetês e pedrarias. Quem aposta nessa combinação, não erra. Os decotes continuam em alta. Não acredito mais em tanta transparência. Quem gosta de roupas curtas e sexys será favorecido na escolha. Os longos continuam, mas a tendência segue com as fendas, mostrar um pouco das pernas sem ser vulgar”, afirma o estilista.

Cristiane confirma que ao tecido da vez é o paetê e o tecido Lurex, grandes protagonistas quando o assunto é ter looks com bom gosto. “Muito paetê, muita lantejoula e brilho. Com certeza, é a aposta sem erro nesse fim de ano”, enfatiza.

O look é perfeito para a praia
O look é perfeito para a praia | Foto: Reprodução

Shorts com laços na cintura

O modelo curto combina com tudo. Os shorts nunca saem de moda e nesse ano vieram com laços no estilo cintura alta. A opção é ideal para quem deseja disfarçar as gordurinhas e ter um look mais feminino. Dá para usar com blusas, camisetas e croppeds, que também estão em alta. O importante nessa composição é o conforto e que nada atrapalhe na hora de comemorar. “A barriga para fora é tendência no Réveillon, aposte nessa combinação. A moda está muito democrática, tem para todos os gostos e todos os bolsos”, afirma Serrão.

As saias longas e modelos telados também entram na composição. O longo e o curto podem ser escolhidos, de acordo com a personalidade da pessoa. É sempre bom atentar para aquilo que você se identifica.

“Para quem vai para a praia, o grande chamariz de tudo é usar peças que são chiques, finas, mas que também são acessíveis para as clientes”, diz Cristiane.

Edinho Serrão é fashion stylist e separou algumas dicas para as festas
Edinho Serrão é fashion stylist e separou algumas dicas para as festas | Foto: Reprodução

Tiro certo na escolha

Não é legal você caprichar na produção e não conseguir se divertir durante a festa porque a roupa ou o calçado atrapalha. A aposta é o conforto, usar roupas adequadas ao clima e ao lugar. Para isso, as sandálias ajudam e muito na composição do look. Em alta, as rasteirinhas voltam com detalhes em pedrarias, com muito dourado e brilho.

“O conforto é importante. Muita sandália rasteirinha com brilho entra na composição, o tênis não tem problema. O objetivo é ter conforto para se jogar na festa. Tudo o que remete ao mar também entra nos acertos”, diz Edinho.

A criadora de moda traz dicas para acertar nas festas
A criadora de moda traz dicas para acertar nas festas | Foto: Arquivo Pessoal

Em qual cor apostar?

Há sempre aquela velha pergunta ‘Com qual cor vou passar a virada de ano? ’. Para atrair amor, alguns usam rosa ou vermelho; para riqueza, o amarelo entra na escolha; o verde é para quem tem esperança de um ano melhor. O especialista afirma que, para 2020, não há uma cor tendência, cada um escolhe o que deseja atrair para o ano novo, mas ressalta que o brilho é a melhor escolha.

“A moda está muito democrática, quem opta pelo branco acerta, mas as cores também entram para os looks em 2020. Os tons neon (pink, amarelo canário e verde-limão) chegam com suas misturas com cores neutras. Quem gosta do tradicional, aposta no branco, dourado e prata. Você pode ousar no brilho”, enfatiza Edinho Serrão.